Prefeito de Dourados lança projeto que atende as necessidades das usinas da região
Empresários, executivos e autoridades que estiveram presentes segunda-feira (14) no lançamento do Projeto Polo de Serviços do Setor Sucroenergético, consideram que a iniciativa do prefeito Murilo Zauith vai de encontro às necessidades das usinas já em funcionamento e que vão se instalar na região. O projeto visa promover o desenvolvimento econômico de Dourados. O gerente […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Empresários, executivos e autoridades que estiveram presentes segunda-feira (14) no lançamento do Projeto Polo de Serviços do Setor Sucroenergético, consideram que a iniciativa do prefeito Murilo Zauith vai de encontro às necessidades das usinas já em funcionamento e que vão se instalar na região. O projeto visa promover o desenvolvimento econômico de Dourados.
O gerente de Tecnologia da Usina São Fernando, Gustavo Nogueira, considera o projeto uma das melhores iniciativas para o município e que atende as necessidades do momento.
Ele exemplifica que há pouco tempo a usina São Fernando ficou parada por 24 horas apenas por causa de uma peça, que teve que ser mandada para São Paulo para o conserto. “Se aqui em Dourados tivesse um serviço com tecnologia industrial para nos atender, certamente a usina não ficaria parada por 24 horas, mas sim, no máximo duas horas. Um dia parada, significou prejuízo de milhões”, destacou o executivo.
O presidente do Simmme (Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região da Grande Dourados), Adilson Pimenta dos Reis, elogiou a iniciativa, pois é uma forma de retomar o avanço industrial no município, principalmente dando a oportunidade e incentivos fiscais para o setor metal-mecânico. “É uma oportunidade de crescimento do município, geração de renda e qualificação da mão-de-obra”.
Para ao supervisor de negócios da Embrapa Agropecuária Oeste Ademar Zanata, Dourados é a “bola da vez”. O município terá um impulso no desenvolvimento como ocorreu em Sertãozinho e outras cidades do interior de São Paulo.
Ele lembrou que a Embrapa está desenvolvendo o “sorgo sacarino”, o que vai possibilitar o plantio na entressafra da cana, utilizando as mesmas tecnologias. Para o desenvolvimento do município será fundamental, já que as usinas terão mais uma opção além da cana, o que vai fazer as máquinas trabalharem sem intervalos.
O presidente da Faems (Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul) Antônio Freire estaca que o projeto visa explorar o potencial do município, em franco desenvolvimento para se tornar um polo do setor sucroenergético.
Para ele, o prefeito Murilo está dando o passo certo para atender o setor sucroenergético, carente de serviços na região. “A implantação do projeto certamente será bastante promissor, cujo resultado será o desenvolvimento do município, geração de emprego e qualificação de mão-de-obra”.
O empresário Werner Semmelroth, da Usina Laguna, acrescentou que a falta de serviços para atender as indústrias é grande, tornando necessária a capacitação de mão-de-obra. “A necessidade do setor por trabalhadores capacitados é muito grande, principalmente aqui em Dourados, hoje o centro de uma região que concentra 60% do setor sucroalcooleiro do Estado”.
Na avaliação de Werner, o projeto é bastante promissor, já que vai organizar e capacitar as empresas para atenderem a demanda industrial.
O superintendente regional do Banco do Brasil em Dourados Cezar de Col ressaltou que o projeto é uma oportunidade de crescimento econômico e que vai gerar emprego e renda.
Ele lembrou que o Banco do Brasil dispõe de recursos através do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e outros fundos com juros entre 6,25% a 10% ao ano. “O Banco do Brasil está preparado para financiar qualquer projeto que vise o desenvolvimento de Dourados”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.