O prefeito de , Junei Marques (PSDB) foi denunciado por produtores rurais do município ao Ministério Público Estadual (MPE), em Ponta Porã, por fechar uma estrada boiadeira às margens da MS-384, bloqueando a saída de proprietários de chácaras localizadas na saída para Ponta Porã. Junei mandou instalar uma cerca de arame para impedir o trânsito pela via vicinal, segundo produtores rurais.

A estrada passa em frente ao Aeroporto Municipal e à sede do Sindicato Rural de Antônio João. Os produtores tentaram demover o prefeito da decisão, mas não houve acordo. Sem saída, os produtores fizeram um abaixo-assinado com mais de 60 assinaturas, firmado também pela presidente do Sindicato Rural, Otília Boeira e pelos nove vereadores da cidade, e o entregaram ao Ministério Público.

O documento, protocolado no MP na tarde de ontem, às 15h, em Ponta Porã, pelos produtores rurais Germino Francisco da Silva e Fábio Pileco, denuncia que o fechamento do trecho com cerca de arame está impedindo a saída dos ruralistas de suas propriedades. O pedido de providências foi acompanhado de fotos da cerca. A estrada havia sido cascalhada no ano passado.

Caso a cerca não seja removida, um dos produtores alega que terá de fazer um desvio de quase dois quilômetros para ter acesso à cidade, apesar de sua propriedade ficar a 300 metros da área urbana. “É um absurdo, não tem explicação”, disse um dos que assinaram o documento. A reportagem não conseguiu falar ontem com o prefeito para ouvir sua versão sobre o caso.