Geral

Pranchão, torta e mexidinho são os destaques do Festival Gastronômico de Corumbá

O Pranchão Avalom foi eleito o melhor prato da quinta edição do Festival Gastronômico 2011 – Sabores do Pantanal. Com 255 pontos, o prato oferecido pelo restaurante Avalom Gril foi o primeiro da lista montada por cinco jurados, que avaliaram os quesitos harmonia dos ingredientes, criatividade, sabor e aroma do prato e apresentação (estética). “Sempre […]

Arquivo Publicado em 17/11/2011, às 15h26

None
733092943.jpg

O Pranchão Avalom foi eleito o melhor prato da quinta edição do Festival Gastronômico 2011 – Sabores do Pantanal. Com 255 pontos, o prato oferecido pelo restaurante Avalom Gril foi o primeiro da lista montada por cinco jurados, que avaliaram os quesitos harmonia dos ingredientes, criatividade, sabor e aroma do prato e apresentação (estética). “Sempre participei do Festival, desde sua primeira edição. Essa ideia da certificação foi bastante positiva. Claro que ainda pode ser aprimorada, até porque esta avaliação foi uma das novidades deste ano, mas foi muito válida”, afirmou Geraldo Albaneze, chef e proprietário do Avalom.


Segundo o empresário, o prato do Festival foi um dos carros chefes do restaurante ao longo desta semana. “A procura foi muito boa. Foi uma movimentação grande em cima do Pranchão Pantaneiro”. Ainda assim, diferente do que aconteceu nas quatro edições anteriores, a receita não deve ser incorporada ao cardápio. “Esse não vai dar. O queijo ‘nicola’, característico da região, é difícil de ser encontrado. Sua fabricação não é constante, por isso não é fácil encontrar um fornecedor que garanta este ingrediente durante todo o ano”, explicou. O Filé Terraço, do restaurante Terraço, foi o segundo colocado e o Filé Cidade Branca, do Rodeio, o terceiro do Festival.


Entre os lanches, o vencedor foi o Mexidinho de Mignon com Bacon, oferecido pelo Quiosque da Avenida. “Foi uma surpresa. Concorrendo com tantas outras lanchonetes de renome, o nosso prato se sobressaiu. Isso valorizou o trabalho de todos nós ali”, disse o proprietário do Quiosque, Luiz Carlos Afonso Moraes. O Mexidinho foi uma adaptação de um prato já oferecido no local. “Por isso vamos continuar fazendo”, garantiu Luiz Carlos. O mexidinho alcançou 189 pontos, sete pontos e meio a mais que o Mignon Encantado, do Pantanal Encantado Parque. O Skidani, do Skinão Lanches, foi o terceiro com 175,5 pontos.


Na categoria salgados, o primeiro lugar ficou com a Torta Pantaneira, preparada pelo Center Coffe. “A procura dele foi muito boa, por isso será mantido no cardápio”, adiantou Romy Rupp, proprietária do estabelecimento. A receita, de acordo com a empresária, já havia vencido uma eleição interna no café. “Fizemos duas receitas para o Festival. A partir daí escolhemos a Torta Pantaneira para nos representar. Deu certo”, comemorou a empresária. O Dolce Café, com a Focaccia de Carne Seca e Mini Torta de Bocaiúva, foi o segundo colocado.


Entre as pizzas, o grande vencedora foi a Gourmet Pizzaria, com total de 209 pontos. A Casa da Pizza ficou em segundo com 202,5 e a Peperoni em terceiro, com 180 pontos. Os ganhadores receberam um selo, certificando a classificação, oferecido pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, além de poder apresentar o modo de preparo durante o Festival Gastronômico Sul Americano, dentro da programação do Festival América do Sul, em 2012.

Jornal Midiamax