Posse: Dilma enaltece conquista das mulheres e promete erradicar pobreza

Em seu primeiro discurso como presidente do Brasil, Dilma Rousseff enalteceu a conquista de uma mulher ao assumir o cargo, neste sábado (1º), em Brasília. No plenário do Congresso, por cerca de 40 minutos, ela prometeu honrar as mulheres e se emocionou ao dizer que a partir daquele momento seria a “presidenta de todos os […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em seu primeiro discurso como presidente do Brasil, Dilma Rousseff enalteceu a conquista de uma mulher ao assumir o cargo, neste sábado (1º), em Brasília. No plenário do Congresso, por cerca de 40 minutos, ela prometeu honrar as mulheres e se emocionou ao dizer que a partir daquele momento seria a “presidenta de todos os brasileiros”.

– Hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cindirá sobre o ombro de uma mulher.

Candidata escolhida por Luiz Inácio Lula da Silva para sucedê-lo, Dilma agradeceu o agora ex-presidente ressaltando o legado deixado por ele. Segundo a nova presidente, ela terá a missão de consolidar as conquistas do governo anterior.

– Vivemos um dos melhores momentos da vida nacional, milhares de empregos estão sendo criados, nossa faixa de crescimento mais que dobrou, superamos a nossa divida externa, resgatando milhões de brasileiros da tragédia da miséria. […]Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimento na mesa. Não vou descansar enquanto houver pessoas vivendo nas ruas.

Durante o discurso, Dilma ainda disse que pretende manter os fundamentos do antigo governo, mas sugere mudanças na Constituição para fazer “avançar a democracia”. Sua maior luta, conforme disse, será a erradicação da pobreza extrema.

A presidente destacou a importância da Petrobras para o setor energético e exaltou como o pré-sal ajudará a aumentar os investimentos em áreas que exigem atenção. Dilma prometeu ainda maior controle no combate às drogas e, em especial, do crack.

Ao falar dos desafios que terá pela frente, citou poema Guimarães Rosa para dizer que “a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

– O Brasil do futuro será exatamente do tamanho daquilo que juntos fizermos por ele.

Ao finalizar o discurso, visivelmente emocionada após citar um poema, Dilma pede que “Deus abençõe todos os brasileiros”.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados