Amanhã (15), um dos projetos contemplados pela Rede Morena de Pontos de Cultura, o “Circo do Mato”, inaugura sua sede reformada para as atividades que serão desempenhadas ao longo de 2011. O grupo já ocupava este mesmo espaço há quase seis anos, mas passou por obras de melhorias estruturais para executar o projeto Ponto de Cultura Circo do Mato, que é viabilizado pelo convênio firmado com a Prefeitura por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac). O evento de abertura das atividades e lançamento do Ponto de Cultura será às 19h30, na sede que fica na rua Tonico de Carvalho, 263, no bairro Amambaí.

Durante o evento de abertura, o grupo Circo do Mato vai apresentar a agenda de espetáculos e oficinas deste ano, incluindo as atividades do Ponto de Cultura.

O projeto Ponto de Cultura Circo do Mato, que tem duração de três anos, é um incentivo ao grupo, pois equipa e estrutura o espaço com ferramentas como kit multimídia, aparelhos circenses e de segurança e livros, uma estrutura que favorecerá os trabalhos. O projeto é resultado de uma parceira da Fundac com o Programa Cultura Viva – Arte, Educação e Cidadania do Ministério da Cultura.

Já com recursos próprios, o grupo melhorou o espaço das atividades, delimitando camarim, depósito e cozinha. Foram construídos, também, um novo escritório e espaço para biblioteca e arquivos de materiais e projetos, além de um salão para uso exclusivo de oficinas e apresentações para pequenos grupos.

O Circo do Mato, por meio do projeto Ponto de Cultura, vai realizar apresentações de espetáculos nas escolas da rede pública de ensino e oferecerá workshops das artes de teatro e circo, com o objetivo de difundir e promover o interesse por essas artes. Em uma segunda etapa do projeto, o grupo fará audições com alunos interessados em participar das oficinas, que neste caso, serão gratuitas. O projeto termina com a montagem de um espetáculo pelos próprios alunos.

O Ciclo de Oficinas oferecidas pelo Circo do Mato começa em março, e os interessados devem enviar email com carta de intenção e breve apresentação pessoal para: [email protected]