A Policia Militar Ambiental em fiscalização conjunta com o Ibama apreendeu quatro armas na região norte do Pantanal, no rio Piquiri. Além das armas foram apreendidos mil e quarenta metros de rede e 90 quilos de pescado abaixo das medidas exigidas pela legislação. Foram apreendidas também 13 tarrafas, dois motores de popa e foram lavrados 11 autos de infração com multas que somaram R$35.500 mil.

Dois pescadores foram presos e vão responder por pesca ilegal e porte irregular de armas. Outros nove pescadores foram flagrados por prática de pesca predatória. A maior parte dos pescadores vieram do interior de São Paulo, incluindo os que portavam armas ilegais.

A operação piracema cumpriu o papel de marcar a presença da fiscalização em áreas pouco exploradas e mais remotas do pantanal de Mato Grosso do Sul. A operação começou no dia 25 do mês passado com duas equipes em ação. Uma no rio Apa na região do Nabileque, no pantanal sul e outra no Rio Paraguai próximo a Corumbá.Nessa região de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia a maior pressão da pesca predatória vêm também da presença de populações ribeirinhas dos dois países fronteiriços. Depois as equipes foram deslocadas para a região norte do pantanal, onde foram feitas a maioria das apreensões.