Policiais Militares Ambientais de Mundo Novo receberam ontem à noite (01) de policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) um caminhão bitrem carregado de madeira serrada da espécie Marfim. O caminhão com placas de Guaira, no Paraná, estava sendo transportado para a Receita Federal em virtude de o motorista ter afirmado aos policiais do DOF que a madeira tinha saído do Paraguai.

A nota fiscal era do município de Sete Quedas e no momento da apreensão, o caminhão estava próximo ao município Paranhos (MS), por um trecho que coincidia com a afirmação de que a madeira realmente teria saído do País vizinho.

Entretanto, ao chegar em Mundo Novo, o motorista do caminhão mudou o depoimento e disse que a madeira teria saído de Sete Quedas. Por este motivo, os polícias do DOF entregaram o veículo à PMA já que o veículo não possuía documentação ambiental para o transporte.

O caminhão e a madeira (34,79 m3) foram apreendidos pela PMA e foram encaminhados à delegacia de polícia civil de Mundo Novo. O motorista de 49 anos, morador de Guaira, responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de até um ano de detenção. Ele também foi autuado e multado em R$ 10.434,00. Segundo o autuado a madeira ilegal iria para Santa Catarina.