Ao realizar fiscalização nas propriedades rurais de Chapadão do Sul, Policiais Militares autuaram neste domingo (13), o proprietário da Fazenda São Felício II, por exploração ilegal de madeira de espécie aroeira e faveiro.

Na propriedade, os policiais encontraram 352 unidades de lasca de madeira da espécie Faveiro (Pterodon emarginatus) e 49 unidades de lasca de madeira da espécie Aroeira (Myracroduon Urundeuva) sem origem, ou seja, sem autorização ambiental.

A madeira, que totalizou 8,5 m³, foi apreendida e o proprietário da fazenda foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.700,00. De acordo com a assessoria da PMA, o fazendeiro também responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de um a dois anos de reclusão.

Legislação

A portaria 83 N de 1991 do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.