A PMA (Polícia Militar Ambiental) apreendeu 80 quilos de pescado irregular e 500 metros de redes de pesca durante ação na manhã desta quarta-feira (09) no Rio Pardo, em Santa Rita do Pardo. Os donos dos materiais conseguiram fugir.

Segundo informações policiais, os militares realizavam fiscalização e avistaram duas pessoas em um acampamento às margens do rio. Repentinamente, ambos saíram correndo.

No local, havia 80 quilos de pescado em caixas de isopor, que eles haviam capturados com redes de pesca. Os pescadores estavam cortando os peixes em filé para facilitar o transporte. Eles ainda abandonaram um barco, um motor de popa e 10 redes, medindo 500 metros. A equipe realizou diligências na tentativa de prender os pescadores, porém, não houve êxito.

O material foi apreendido e entregue na Delegacia de Polícia civil de Bataguassu, a exceção do pescado, que após ser periciado, foi doado para instituições filantrópicas da cidade.

Os pescadores serão identificados a partir dos materiais apreendidos, pois a embarcação até nome tinha, além do motor que também facilitará a identificação do proprietário.

Eles responderão pelo crime ambiental de pesca predatória e poderão pegar pena de um a três anos de detenção. Eles também serão multados administrativamente em valores que podem ultrapassar R$ 100 mil.