Plebiscito por troca de nome de Mato Grosso do Sul será votado na Assembleia

Com a assinatura de 18 dos 24 deputados estaduais, o deputado Antonio Arroyo, do PR, entregou à Mesa Diretora um requerimento que propõe a realização de um plebiscito com a intenção de trocar o nome de Mato Grosso do Sul. A consulta popular tem a ver com os seguidos erros envolvendo os nomes do MS […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com a assinatura de 18 dos 24 deputados estaduais, o deputado Antonio Arroyo, do PR, entregou à Mesa Diretora um requerimento que propõe a realização de um plebiscito com a intenção de trocar o nome de Mato Grosso do Sul.

A consulta popular tem a ver com os seguidos erros envolvendo os nomes do MS com o vizinho Mato Grosso, separados 34 anos atrás.

A proposta segue agora para a avaliação da CCJR (Comissão de Constituição e Justiça e Redação). Daí, se aprovada, a ideia é posta em votação no plenário. E se a intenção convencer os parlamentares, o plebiscito fica aprovado, sem a exigência da homologação do governo estadual.

A partir daí é a população que define se Mato Grosso do Sul troca de nome, ou não.

O desejo de modificar o nome do Estado, embora antiga, é debatida no meio político há pelo menos uma década. O assunto é tratado com mais intensidade sempre que alguma celebridade erra e diz que aqui é Mato Grosso.

Conteúdos relacionados