Mais de uma tonelada de foi apreendida por policiais federais da Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã, em duas operações realizadas nas saídas de Guia Lopes da Laguna e de Bela Vista.
A apreensão foi possível depois que a Federal recebeu denúncias apontando que três veículos tentariam passar pela levando a maconha, sendo um veículo GM Corsa Classic prata, um VW Saveiro e um VW Voyage.

Após os policiais federais presenciarem uma reunião dos envolvidos, os suspeitos, sem perceberem que estavam sendo seguidos, se dirigiram para o Paraguai para preparar o transporte da droga. As diversas equipes foram então posicionadas nas estradas para abordarem esses carros. Os policiais federais localizaram, no final do dia, o Voyage conduzido por M.L.X, 35 anos, na BR-060, na saída de Guia Lopes da Laguna. A Saveiro e o Corsa Classic foram apreendidos na 384, saída da cidade de Bela Vista, próximo à fronteira do Paraguai. M.P.S, 33 anos, conduzia a Saveiro e o indígena V.P.L., conduzia o Corsa Classic, com C.B.F., 35 anos, ao lado.

O Corsa conduzido por V. servia como “batedor”, enquanto a droga seguia atrás, nos outros veículos. O entorpecente foi localizado no porta-malas do Voyage e na carroceria da Saveiro, após breve vistoria.
Com exceção de M.L.X., todos os demais já tinham sido presos por tráfico de entorpecente anteriormente. O indígena ainda comentou aos policiais que havia sido solto em fevereiro do ano passado e estava sendo preso novamente em fevereiro.

Todos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã, onde foram autuados em flagrante por tráfico internacional de drogas e encontram-se detidos à disposição da Justiça.