PF apreende aves exóticas e Ibama aplica multa de R$ 180 mil em Chapadão

Operação da Polícia Federal apreendeu grande quantidade de aves silvestres e exóticas, como araras, papagaios e marrecos. A ação aconteceu nesta segunda-feira, 03 de outubro, em um pet shop da cidade de Chapadão do Sul, distante cerca de 320 quilômetros de Campo Grande. Entre as aves apreendidas havia uma “Cacatua” e que, segundo o responsável […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Operação da Polícia Federal apreendeu grande quantidade de aves silvestres e exóticas, como araras, papagaios e marrecos. A ação aconteceu nesta segunda-feira, 03 de outubro, em um pet shop da cidade de Chapadão do Sul, distante cerca de 320 quilômetros de Campo Grande. Entre as aves apreendidas havia uma “Cacatua” e que, segundo o responsável pelo pet shop teria preço de venda de 25 mil reais.

De acordo com a PF, os responsáveis pela loja atuavam sem licença do Ibama e não ofereciam condições adequadas para manutenção das aves em cativeiro. A loja também introduzia espécies de animais no país sem parecer técnico ou licença de autoridade competente. Servidores do Ibama foram até o local e expediram autos de infrações contra o estabelecimento que somaram mais de 180 mil reais em multa.

Os responsáveis foram autuados nos crimes previstos na Lei nº 9605/98 – “Lei de Crimes Ambientais”, que prevê pena de até 1 ano de reclusão e multa. Após prestarem depoimento, assinaram termo de compromisso para comparecimento à Justiça Federal, quando convocados. As aves foram encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.

Conteúdos relacionados