Pesquisa revela o que crianças querem ganhar no dia 12 de outubro

A menos de uma semana para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, os pequenos já sabem o que querem ganhar. Pesquisa do Sistema Fecomércio MS, em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e a Fundação Manoel de Barros, revela que neste ano as crianças de 2 a 10 anos querem brinquedos e eletrônicos, […]

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A menos de uma semana para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, os pequenos já sabem o que querem ganhar. Pesquisa do Sistema Fecomércio MS, em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e a Fundação Manoel de Barros, revela que neste ano as crianças de 2 a 10 anos querem brinquedos e eletrônicos, entendidos como equipamentos de jogos, aparelhos portáteis de som, brinquedos teleguiados, entre outros. Os adolescentes preferem eletrônicos e celulares, de preferência os mais modernos, de última geração.

A característica do presente na escolha dos adultos será de brinquedos (40%), vestuários (34%), eletrônicos (10%); calçados (8,5%), aparecendo também a compra de celulares (5%). “Os pais e parentes escolhem brinquedos, possivelmente, para os mais novos, o que vai ao encontro com as preferências das crianças. No entanto, vestuários e calçados aparecem em maior intensidade para a escolha dos adultos do que na preferência de ganhar das crianças e adolescentes”, observa o pesquisador da Anhanguera-Uniderp José Francisco dos Reis Neto.

Ele lembra que os eletrônicos não são a escolha dos adultos, ficando aquém na intenção de ganhar das crianças. “Os pais e parentes querem dar presentes mais úteis, e as crianças e os adolescentes querem diversão, novidade e moda. Um conflito a ser administrado pelos pais e parentes neste Dia das Crianças”, comenta.

Outros dados

O Dia das Crianças é considerada a terceira melhor data para os lojistas (Natal e Dia das Mães são a primeira e segunda, respectivamente). A pesquisa ponta que 75% dos consumidores de onze municípios de MS pretendem comprar presentes para homenagear as crianças.

A iniciativa deve injetar cerca de R$ 110 milhões de reais na economia do Estado. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de setembro nas cidades de Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

A média do valor gasto, por presente, deve ficar em torno de R$ 93,00 em MS. Em Campo Grande, R$ 124,00, o que indica uma intenção crescente de compra para este ano, pois, em 2010, o valor estipulado pelos consumidores foi de R$ 80,00.

Novamente o consumidor prefere pagar as compras à vista. A compra será realizada em dinheiro (62%), em cartão de débito (6%) ou em cheque (0,9%).

20% da população ouvida na pesquisa afirmam que vão usar o cartão de crédito, 64% dos quais também optam pela forma de pagamento parcelado em até três vezes. A utilização do carnê da loja foi apontada por 6,6% nas respostas e, pelo cartão da loja, apenas 3,5%. O cheque pré-datado foi citado por 0,4% dos entrevistados.

“A utilização de cheques está cada vez menor e os consumidores têm preferido o dinheiro em espécie ou em moeda eletrônica, o que é bom para os lojistas, pois diminui a possibilidade de calote”, reafirma o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, que lembra outros fatores que já apareceram nas pesquisas anteriores. “O comerciante deve levar em conta que o preço aparece como determinante para a realização da compra.” 36% das pessoas que vão as lojas neste período querem desconto e 19% afirmam que vão adquirir produtos em promoções.

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