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Peso normal, exercício e boa postura são essenciais à coluna, diz médico

O ortopedista Alexandre Fogaça, do Hospital das Clínicas, respondeu a perguntas do internautas sobre dor nas costas após o programa Bem Estar, da Rede Globo, desta sexta-feira (18). Segundo o médico, manter o peso, fazer atividade física e ter uma boa postura são fundamentais para a coluna. Quem carrega uma mochila pesada por anos seguidos […]

Arquivo Publicado em 18/03/2011, às 21h10

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O ortopedista Alexandre Fogaça, do Hospital das Clínicas, respondeu a perguntas do internautas sobre dor nas costas após o programa Bem Estar, da Rede Globo, desta sexta-feira (18). Segundo o médico, manter o peso, fazer atividade física e ter uma boa postura são fundamentais para a coluna.


Quem carrega uma mochila pesada por anos seguidos pode sofrer um desgaste prematuro. Além disso, a mochila não deve ter as alças apoiadas na frente do corpo. O especialista também explicou que os adolescentes, em geral, têm uma postura inadequada porque ainda estão se adaptando ao novo tamanho do corpo nessa fase. Cabe aos pais, portanto, incentivar que eles mantenham uma boa postura e um peso adequado.


Fogaça disse que estralar as costas faz mal, porque é um movimento brusco que força a articulação. Já na hora de sentar, as pessoas devem apoiar os dois pés no chão, dobrar os joelhos mais ou menos em 90 graus, deixar o quadril dobrado também nesse ângulo e a coluna apoiada. Quem usa computador precisa posicionar a tela na altura dos olhos, e o teclado deve ficar na altura do cotovelo dobrado.


Ficar abaixado o tempo todo, ou em qualquer outra posição, acaba forçando a coluna, segundo o ortopedista. Esses movimentos prolongados sobrecarregam músculos, tendões, ligamentos e ossos. A dica é fazer alongamentos, atividade física e ter uma alimentação saudável para suportar diferentes posições.


Grávidas têm uma predisposição a sentir dores articulares, ósseas e musculares decorrentes de uma mudança hormonal, de acordo com Fogaça. A mulher ganha peso, muda a postura e seu centro de gravidade, o que sobrecarrega a coluna. Pelo fato de a mulher não poder tomar remédio nem fazer alguns exames nesse período, a dica é prevenir as dores antes da gestação, com exercícios, um peso adequado e uma musculatura condicionada.


O especialista afirmou que as melhores atividades físicas para a coluna são natação, hidroginástica, pilates e musculação supervisionada. Já os travesseiros podem causar dores, mas não são um fator preponderante. O colchão ideal não deve ser muito duro nem mole e se adequar às reentrâncias do corpo. E dormir em rede é ruim, segundo Fogaça, pois não há uma adaptação da curvatura, e as costas ficam em forma de “C”.


O médico destacou, ainda, que usar salto alto pode fazer mal para os pés e também para a coluna, provocando um desvio chamado lordose (curvatura lombar anormal). Isso porque o sapato deixa o apoio apenas na parte frontal do pé, e não no calcanhar, onde o peso deveria ser distribuído.


Por fim, Fogaça esclareceu que dor nas costas podem ser decorrentes de um reumatismo e que as pessoas devem carregar o mínimo peso possível e distribuí-lo igualmente nas costas – não usar nada de um lado só.

Jornal Midiamax