Pequenos construtores protestam em Campo Grande contra o corte no crédito imobiliário

Caixa não irá mais financiar casas situadas em bairros sem infraestrutura básica, como asfalto e redes de energia e esgoto. Empreiteiros temem prejuízo com as novas regras.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Caixa não irá mais financiar casas situadas em bairros sem infraestrutura básica, como asfalto e redes de energia e esgoto. Empreiteiros temem prejuízo com as novas regras.

Construtores de imóveis em Campo Grande organizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (24) na Praça do Rádio, contra a proibição da Caixa em conceder crédito imobiliário para casas situadas em bairros sem infraestrutura básica, como asfalto, abastecimento de água, energia elétrica, esgoto pluvial ou sanitário.

Cerca de 100 pessoas, entre empreiteiros e mutuários, estenderam faixas e cartazes reclamando do prejuízo que pode ser causado pela normatização do banco estatal. O construtor e corretor Adão Mendonça (49), questiona sobre quem irá arcar com os prejuízos de quem terá as obras paralisadas por causa da nova situação.

Segundo a nota oficial da Caixa, a nova regra consiste basicamente em exigir que o local para o financiamento no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, de aquisição de imóveis prontos, cuja produção não foi financiada pela Caixa, tenha pavimentação.

A nota ainda explica que o objetivo da alteração, além de dar tratamento igualitário a todas unidades financiadas no âmbito do PMCMV , tem também a função de preservar a qualidade e as condições de habitabilidade dos imóveis, resguardando os interesses das famílias que adquirem essas moradias.

A manifestação teve início na Praça do Rádio e se estendeu até a agência da Caixa na rua 13 de Maio.

Conteúdos relacionados