Patrimônio histórico de Dourados vira motivo para ação judicial
O Ministério Publico Estadual ingressou contra o poder público municipal para obrigá-lo a revitalizar a Usina Filinto Muller, em Dourados. A ‘Usina Velha’ como é conhecida é tombada como patrimônio histórico cultural. A ação, assinada pelo promotor de justiça Paulo Cesar Zeni, cumpre a função de forçar a prefeitura a realizar projetos de recuperação do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério Publico Estadual ingressou contra o poder público municipal para obrigá-lo a revitalizar a Usina Filinto Muller, em Dourados. A ‘Usina Velha’ como é conhecida é tombada como patrimônio histórico cultural. A ação, assinada pelo promotor de justiça Paulo Cesar Zeni, cumpre a função de forçar a prefeitura a realizar projetos de recuperação do local. Existem dois projetos, mas segundo o promotor, “nada de concreto foi feito para restaurar o imóvel”. O promotor lembra que o valor histórico é incontestável.
“Usina Velha”
Inaugurada em 1949 pelo senador Filinto Müller, então chefe de Polícia do Estado de Mato Grosso, durante o governo de Getúlio Vargas, a usina funcionou fornecendo energia para Dourados até o final de 1950, movida a vapor. Depois, a caldeira foi trocada por um motor a óleo diesel. Em 1952 a usina foi desativada e o motor transferido para outro local, mais próximo ao centro da cidade.
Tombada como patrimônio histórico cultural em 1991, com intuito de ser um local de lazer, arte e cultura para o município, além de abrigar o ‘Museu Histórico de Dourados’, a usina não passou até hoje por nenhuma alteração de sua estrutura arquitetônica.
Em 2005, a prefeitura e a Fundação de Cultura chegaram a anunciar a revitalização, que seria feita com recursos de um fundo de cultura do Banco do Brasil. Na época, o valor destinado para a obra seria de R$ 500 mil.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dourados a usina poderá ser incluída no projeto de criação do “Parque Laranja Doce”. Os projetos estão em andamento e à espera de recursos federais, segundo a assessoria.
Notícias mais lidas agora
- Guerra de facções: ‘Tico’ é executado com oito tiros pelo Comando Vermelho; cinco são presos
- Preso por integrar rede de exploração sexual em MS montava ‘cardápio’ com fotos das vítimas
- Motorista bate de frente com carreta e morre carbonizado na BR-163
- Morto a tiros em casa de festas saiu da cadeia em 2022 e tinha passagens por vazar fotos íntimas da ex
Últimas Notícias
Passageira não paga corrida de R$ 14 e recebe surpresinha desagradável de motorista: ‘me sentindo agiota’
Vídeo da discussão entre motorista e mãe da passageira por cobrança de corrida foi gravado em Campo Grande (MS)
Incra mantém decisão contrária à compra da Eldorado Celulose pela estrangeira Paper Excellence
Resolução publicada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), definida pelo conselho diretor do instituto, negou o pedido da empresa estrangeira Paper Excellence de controle da Eldorado Brasil, empresa do grupo J&F. No entendimento do Incra, a Paper deve ser impedida de adquirir a Eldorado, empresa de celulose localizada em Três Lagoas, a…
Prazo para solicitar restituição de mensalidades pagas em instituições de ensino na pandemia acaba em 5 meses
Estudantes de instituições de ensino privado se sentem lesados por pagarem por aulas e estruturas que não foram oferecidas durante pandemia
Homem é assassinado com tiros na cabeça e tórax dentro de carro em Ladário
Vítima acostumava dormir dentro do veículo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.