Partidos de MS articulam vinda de Lula, Temer, Aécio, Eduardo Campos e Carlos Lupi

Principais legendas querem saber das celebridades políticas que estratégia seguir nas eleições municipais do ano que vem

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Principais legendas querem saber das celebridades políticas que estratégia seguir nas eleições municipais do ano que vem

De olho nas disputas municipais de 2012, os principais partidos políticos de Mato Grosso do Sul preparam congressos e querem trazer para cá lideranças nacionais para orientá-los de que maneira devem montar suas estratégias para a disputa eleitoral de 2012.

Entre as celebridades políticas devem aparecer por aqui o ex-presidente Lula, o vice-presidente Michel Temer, o ministro do Trabalho Carlos Lupi, o senador Aécio Neves e também o governador do Pernambuco, Eduardo Campos.

No dia 19 deste mês, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) participa em Campo Grande de um congresso promovido pelo PDT. A ideia da visita, segundo o pedetista Paulo Pedra, vereador em Campo Grande, é debater com o ministro a atual situação política da legenda.

Hoje o PDT é parceiro do PT, mas a sigla programa o lançamento de candidaturas próprias nas principais cidades do Estado.

Levada adiante essa proposta, o partido poderia romper a aliança com os petistas, ao menos na Capital. É intenção dos pedetistas em lançar o ex-deputado federal Dagoberto Nogueira. Pedra, contudo, não descarta a hipótese de PDT-PT reeditarem a dobradinha do ano passado, quando as siglas disputaram o governo lado a lado.

Já o PT tenta trazer o ex-presidente Lula. O deputado estadual Paulo Duarte disse que a missão de convencer Lula a vir em Campo Grande tem sido tocada pelo deputado federal Wander Loubet e o senador Delcídio do Amaral.

Os parlamentares petistas disseram que enfrentam dificuldades em dialogar com Lula, que virou palestrante desde que deixou o Palácio do Planalto. Lula discursa para empresários até nos EUA hoje em dia.

Contudo, Wander e Delcídio, segundo Duarte, se empenham para trazer Lula até dezembro deste ano. E, na conversa, o ex-presidente, amigo antigo de Zeca do PT, vai discutir com os petistas regionais a estratégia eleitoral para 2012.

Troca de favor

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), interessado na disputa presidencial em 2014, deve vir a Campo Grande ainda neste agosto. Ele foi convidado pelo presidente regional da legenda, o deputado federal Reinaldo Azambuja.

O parlamentar sul-mato-grossense disse que Aécio traz apoio político aos tucanos daqui e, em troca, Azambuja promete fazer campanha pelo nome do senador mineiro. Em pesquisa recente, o nome do ex-governador de SP, José Serra, aparece como o preferido entre os tucanos.

A ideia é reveter o quadro, e convencer os tucanos a apoiarem a pré-candidatura de Aécio.

O governador de Pernambuco, presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, vem ao Estado na primeira semana de setembro. O partido passa por uma reformulação, tanto que o prefeito de Dourados, segundo maior município de MS, Murilo Zauith, ex-DEM, assumiu a presidência do partido prometendo “reorganizar” a sigla.

O vice-presidente Michel Temer, do PMDB, também em agosto participa de uma reunião com as principais lideranças do partido. O evento acontece em Dourados.

O partido vai discutir se na disputa por prefeituras enfrenta a eleição com chapa pura ou se alia a outras siglas.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados