O Partido dos Trabalhadores () de Corumbá decidiu em reunião do diretório na noite desta quinta-feira, 10 de novembro, realizar consulta prévia a seus filiados para definir quem será o candidato do partido à sucessão do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). Segundo o presidente do diretório municipal, Wilton Panovitch, as prévias são uma prerrogativa do PT, e estão previstas no estatuto do partido.
“Se dois terços do diretório tivessem entendido que as prévias não seriam o caminho, ela não aconteceria. Na reunião, entretanto, entendeu-se, por haver duas manifestações de pré-candidatura, que elas serão necessárias”, afirmou Panovitch, confirmando ainda que a consulta está marcada para o dia 04 de dezembro, portanto daqui a três semanas.
Com a confirmação das prévias no PT, aqueles que desejarem se candidatar têm, desta sexta-feira, 11, até o dia 16 de novembro às seis horas da tarde para se inscrever. O tem que apresentar o apoio de pelo menos 10% dos filiados que votaram no último processo interno do partido, no caso, foram 620 votantes. Com isso, quem quiser disputar as prévias terá que ter um documento com, no mínimo, 62 assinaturas.
De acordo com o presidente do Diretório petista, Wilton Panovitch, 1.569 filiados estão aptos a votar nas prévias de dezembro. A lista dos filiados, está afixada na sede do diretório, na rua 13 de Junho, entre a Sete de Setembro e Major Gama.
Duarte e
Até agora, dois filiados demonstraram a vontade de se candidatar, no ano que vem, a prefeito de Corumbá. O deputado Paulo Duarte e o vereador Marcos de Souza Martins, deverão fazer inscrição para disputar a indicação, mas outros filiados que desejarem e estiverem dentro dos requisitos formais do estatuto petista, também poderão se apresentar.