Parlamento Jovem de Campo Grande reacende a democracia e a cidadania
Jovens das mais variadas idades participaram na condição de vereadores mirins da 2ª Sessão Especial do Parlamento Jovem, ocorrida nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Campo Grande. O Parlamento Jovem foi instituído por meio de Resolução de autoria dos vereadores Paulo Siufi (PMDB) e Dr. Jamal Salém (PR). A proposta objetiva incentivar a participação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Jovens das mais variadas idades participaram na condição de vereadores mirins da 2ª Sessão Especial do Parlamento Jovem, ocorrida nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Campo Grande.
O Parlamento Jovem foi instituído por meio de Resolução de autoria dos vereadores Paulo Siufi (PMDB) e Dr. Jamal Salém (PR). A proposta objetiva incentivar a participação da juventude nas deliberações ocorridas no Legislativo Municipal, seus trâmites legais e regimentais, a elaboração e encaminhamento de projetos.
É uma forma segura de trazer aos jovens uma consciência cidadã do ponto de vista daqueles tomam a si a responsabilidade de legislar atendendo às mais variadas necessidades sociais. Observando e ouvindo, o presidente da Câmara, vereador Paulo Siufi aprovava o comportamento cioso dos jovens. “O parlamento jovem é a exemplificação da cidadania. Os jovens participam e demonstram ter um envolvimento e um trato para com o que é público de forma transparente e responsável e é isso que nós esperávamos desses parlamentares que eles possam continuar participativos”, ressaltou Siufi.
O presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, Mackson da Silva Vianna Junior, entende que a experiência de atuar como legislador municipal permite pensar numa sociedade melhor. “É muito bom estar participando, ter essa oportunidade, acredito que eu posso fazer algo de bom para a sociedade”, acrescentou o vereador mirim.
Aos presentes, em sua maioria pais, familiares, amigos e professores, além da alegria de assistirem às apresentações de requerimentos e propostas, a satisfação pela seriedade e compromisso demonstrados durante a solenidade.
Talvez ainda se possa fazer mais, preencher a galeria com representantes das diversas escolas municipais, permitir menor rigidez na liturgia, consoante com a idade e grau de experiência e vivência dos jovens edis. Permitir, dessa forma, que interpretem menos o papel de adultos e possam mais que aprender sobre a democracia, demonstrar sua visão e desejo de futuro. De qualquer forma, é gratificante acompanhar essa experiência e poder parabenizar àqueles que permitiram a inovação e àqueles que desempenharam tão bem seus papéis.
A sessão foi composta pelos vereadores: Ana Torrezan de Souza, Bruna Brunes, Gabriel Kosurian de Souza Sayegh, Gabriela Araújo Crispim, Gabriela Delgado de Araújo, Hilary Wunderlich Poss, Iasmim Vieira Amaral, Ingrid Cristina Freitas Gelati, Isabela de Paula Nantes, Izadora Monteiro Sobral, Jakeline Lima de Almeida, João Antônio Argelim de Figueiredo, John Kenner Tagliaferro Silva, Kamerson Henrique Pinheiro Gebin, Luana Saito Shimem, Mackson da Silva Vianna Junior, Queren Sousa de Barros, Silizone Cristian Rodrigues Pereira, Talita Mariani Vicentini, Thiago de Souza Pereira, Viviane Ribeiro Giugni de Oliveira.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
Últimas Notícias
Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Roberto estava com vários ferimentos no crânio
Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 neste fim de semana
Além dos trechos interditados, 15 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga
Durante conversão, motociclista atinge ônibus na Rua Amazonas
Felizmente a vítima teve apenas uma lesão no pé e foi levado para o hospital da Unimed.
Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula
Professora teme que crianças fiquem ansiosas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.