‘Para o governo só pode votar quando tiver acordo’, diz Vaccarezza
Depois de uma rápida reunião com relator do novo Código Florestal, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta quarta-feira (11) que os representantes do governo e da Câmara estão com “dificuldades” para fechar o texto que será enviado à votação no plenário da Casa. A sessão para analisar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de uma rápida reunião com relator do novo Código Florestal, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta quarta-feira (11) que os representantes do governo e da Câmara estão com “dificuldades” para fechar o texto que será enviado à votação no plenário da Casa.
A sessão para analisar a matéria foi aberta por volta de 9h no plenário da Câmara, mas não há previsão de quando a votação irá começar. O líder do governo deixou a Câmara e foi para o Palácio do Planalto continuar as negociações do texto com a Casa Civil. Ele afirmou que o governo pretende votar o novo código apenas “quando tiver acordo” no relatório de Rebelo. “A dificuldade é traduzir o acordado para o papel. Para o governo só pode votar quando tiver acordo”, afirmou Vaccarezza.
Sem que o texto do Código Florestal seja definido, parlamentares têm se revezado na tribuna para debater temas diversos. Do lado de fora do Congresso, manifestações do agronegócio e de frentes ambientalistas ocorrem de maneira pacífica.
Vaccarezza voltou a dizer que o governo só pretende votar o código quando chegar a um acordo sobre a isenção de pequenos produtores da obrigatoriedade de recompor reserva legal. “A diferença entre o acordado e a tradução do acordado para o papel. É esse esforço que estamos fazendo agora. O governo não abre mão de ter áreas de preservação permanente [APP] e tem uma posição clara que [a isenção de recompor reserva legal em propriedades de até quatro módulos fiscais] é só a agricultura familiar”, afirmou Vaccarezza.
Mais cedo, o relator Aldo Rebelo afirmou que seu texto estava pronto e teria acordo para ser votado. “O texto está pronto. Estamos apenas concluindo a redação do artigo 8º que não deu tempo de terminar ontem [terça-feira] à noite. O texto está pronto e tem acordo para ser votado. Vou submeter aos líderes e partidos para que eles também possam fazer uma avaliação”, afirmou o deputado.
Foi depois de Rebelo submeter o texto aos líderes que Vaccarezza manifestou as “dificuldades” de governo e integrantes da Câmara em transferir para o papel o acordo firmado em reuniões nesta terça (10). Pelo combinado com o relator, caberia a Rebelo ajustar a redação do artigo 8º do relatório, que trata das culturas que serão permitidas em Áreas de Preservação Permanente (APPs), para listar culturas permitidas, e deixar para a presidente Dilma Rousseff a tarefa de liberar por meio de decreto as culturas que ficassem de fora do texto.
Sobre o artigo que isenta produtores de propriedades de até quatro módulos fiscais (que pode variar entre 40 e 100 hectares) de recompor reserva legal, as negociações continuam no mesmo estágio: Rebelo não recua da isenção total e o governo defende a liberação apenas para cooperativas e produtores enquadrados na agricultura familiar.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.