Panfletagem abre Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual em Corumbá

Professores, técnicos e alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Corumbá realizaram neste sábado, 20 de agosto, a abertura da Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2011. Para chamar a atenção da população ao tema, uma panfletagem foi promovida no centro da cidade. Neste ano, o slogan […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Professores, técnicos e alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Corumbá realizaram neste sábado, 20 de agosto, a abertura da Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2011. Para chamar a atenção da população ao tema, uma panfletagem foi promovida no centro da cidade. Neste ano, o slogan da campanha é “A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente”.

“Várias atividades serão realizadas na instituição durante a semana, culminando na sexta-feira com uma missa de agradecimento e bênçãos pela nossa quermesse, que acontece no dia 07 de setembro na Praça da Independência”, disse ao Diário a diretora pedagógica da Apae Corumbá, Rosa Alice de Vasconcelos. A missa começa às 15 horas na sede da entidade, localizada na alameda São José, bairro Maria Leite.

Já tradicional na região, a quermesse é a principal fonte de recursos da Apae para manutenção de seu prédio. “Temos convênios com as Secretarias de Educação de Corumbá, de Ladário e do Estado que são muito importantes para a gente. Mas é com o dinheiro arrecadado na quermesse que nós mantemos o funcionamento da instituição. A participação da comunidade é fundamental”, explicou Rosa.

Integração

Toda a Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla trabalha a integração destas pessoas na sociedade. “Ainda hoje é muito difícil para uma pessoa com deficiência intelectual entrar no mercado de trabalho, por exemplo”, citou Rosa Alice como um dos desafios que precisam ser superados no País. “Por isso, essa semana é importante. Mostramos que eles são capazes de praticamente tudo”, complementou.

Em Corumbá, a instituição atende 53 crianças, jovens e adultos no Centro de Reabilitação Dr. Antônio Pedro de Barros e mais 168 alunos na Escola Especializada Reino do Amor. A equipe multidisciplinar é composta por 51 profissionais de várias áreas. A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza pessoal para o atendimento da Apae.

Conteúdos relacionados