Em época de final de Taça Libertadores, o Palmeiras tem muito o que comemorar. Nesta quinta-feira, o clube completa 12 anos da conquista da competição sul-americana, em 16 de junho de 1999. Do atual elenco, apenas o goleiro Marcos esteve presente na campanha, que terminou com uma vitória nos pênaltis sobre o Deportivo Cali-COL, em um Palestra Itália lotado de torcedores alviverdes.

Fora de campo, outros profissionais de hoje estiveram envolvidos na conquista. O atual supervisor de futebol, Galeano, era volante daquela equipe. O técnico e o auxiliar eram os mesmos: Luiz Felipe Scolari e Flávio Murtosa. A comissão também contava com o preparador de goleiros Carlos Pracidelli, o fisioterapeuta José Rosan Jr e o médico Rubens Sampaio.

– É com certeza algo que não sai das nossas cabeças. Já se passaram 12 anos, e mesmo assim as pessoas relembram com muito carinho desse título. Parece que foi hoje. Os torcedores nos param diversas vezes para falar desse título – afirmou Galeano, ao site oficial do clube.

O jogo final foi vencido pelo Palmeiras por 2 a 1. Como havia perdido a partida de ida por 1 a 0, a decisão contra os colombianos teve de ir para os pênaltis. Aí, o Verdão fez 4 a 3 e comemorou o título após um erro de Zapata, que chutou para fora a última oportunidade do Deportivo Cali.

De lá para cá, o Palmeiras disputou a Libertadores mais cinco vezes, tendo como melhor resultado o vice-campeonato em 2000, em decisão contra o Boca Juniors. O clube ainda participou em 2001, 2005, 2006 e 2009.

Neste segundo semestre, a equipe de Felipão tem duas chances de obter uma vaga na Libertadores de 2012: classificando-se entre os primeiros no Campeonato Brasileiro, ou vencendo a Copa Sul-Americana.