Pais fazem filas para garantir vaga de filhos nas escolas de Corumbá

O primeiro dia de matrícula para alunos novos nas redes de Ensino Municipal e Estadual da cidade foram de espera para os pais. Na noite de domingo, era possível ver em frente a algumas escolas filas de pais que tinham o objetivo de garantir a vaga do filho. Para dar conta da demanda, cada escola […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O primeiro dia de matrícula para alunos novos nas redes de Ensino Municipal e Estadual da cidade foram de espera para os pais. Na noite de domingo, era possível ver em frente a algumas escolas filas de pais que tinham o objetivo de garantir a vaga do filho. Para dar conta da demanda, cada escola optou por um critério de atendimento.

“A escola Barão do Rio Branco recebeu uma grande fila de pais que até dormiram aqui na frente da escola, para garantir a vaga dos filhos. Para facilitar as matrículas e acabar com essa angústia, a escola decidiu adotar o sistema de senhas, em que os pais recebem a numeração, garantem o atendimento e podem providenciar até a data limite, a documentação necessária para a realização da matrícula”, explicou ao Diário o diretor da Escola Municipal Barão do Rio Branco, Genilson Canavarro de Abreu.

A Prefeitura Municipal realizou diversos investimentos na Rede Municipal de Ensino. A escola Barão do Rio Branco foi uma das escolas contempladas. O prédio foi reformado, ampliado e as salas receberam inclusive ar-condicionado, dando melhores condições de ensino. “Devido às reformas, aumentamos 150 vagas, distribuídas entre a pré-escola, 1ª série e EJA. Acreditamos que essa grande procura, com a formação de filas, seja devido a boa estrutura que será oferecida neste ano, além da qualidade de ensino. Somente neste primeiro dia, 90% das vagas foram preenchidas”, concluiu o diretor.

Já na escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, uma das mais tradicionais, os pais não dormiram nas filas e encontraram um atendimento de qualidade, como apontou Marino Espinoza, 54 anos. “Esta é a segunda escola onde procuro vaga no ensino do EJA para meus quatro filhos. Na primeira escola não encontrei vaga, então decidi conferir aqui no Pedro Paulo, pensei que não tivesse mais vaga, e que estaria cheio de gente, mas pelo contrário, já fui atendido de imediato e encontrei as vagas para meus quatro filhos, inclusive um que não estuda há alguns anos e que está vindo de mudança de Aquidauana”, comentou.

A diretora da escola Pedro Paulo, Tânia Guimarães, destacou que para conseguir dar conta da demanda é necessário investir em um bom atendimento. “A escola Pedro Paulo recebe uma grande procura por vagas, por ser uma das mais antigas e tradicionais da cidade. Para conseguirmos atender a todos, sem a necessidade de grande espera, colocamos quatro pessoas na realização de matrículas, e assim, conseguimos atender sem muita demora. Em relação às vagas, o Ensino de Jovens e Adultos é o que possui maior número de vagas”, informou.

No período de dezembro, as escolas municipais e estaduais realizaram a confirmação da matrícula dos alunos que já estudavam nas escolas, facilitando assim, a identificação e o preenchimento das vagas no mês de janeiro para os alunos novos.

Sistema pela internet

Em Corumbá, a rede estadual de ensino realizou as matrículas através de um sistema unificado pela internet, que visa ofertar uma vaga para o aluno estudar, garantindo o acesso à educação, dinamizando o processo de seleção e diminuindo as filas nas portas das escolas. Porém, nem esse critério de matrículas fez as filas diminuírem na cidade.

“Todos os anos a procura por uma vaga na escola Maria Leite é assim, com filas. Neste ano, pensamos que não iria haver, pois houve todo o processo pela internet, que ofereceu uma grande praticidade. Houve o período de pré-matrículas pela internet, em que as pessoas cadastraram as escolas que pretendiam uma vaga e tudo isso pode ser feito pela internet, sem sair de casa. Desta segunda-feira, 10 de janeiro, até o dia 13, é o período de designações, onde os pais se dirigem até as escolas e fazem a matrícula e entregam as documentações. Está previsto também um segundo período de pré-matrículas e uma segunda etapa de designações”, informou a diretora adjunta da escola estadual Maria Leite, Suely Vital Cortez.

Gláucia Coelho de Moraes, 33 anos, aprovou o novo sistema implantado, mas lamenta que no primeiro dia de designações, as filas terem continuado. “Já faz cerca de 30 minutos que estou na fila. Achei bem prático o sistema de pré-matrícula pela internet, ela nos facilita, pois não temos que ficar procurando de escola em escola, uma vaga para os filhos. Lamento que por problemas na internet, tenhamos que ficar um bom tempo esperando. Este é o primeiro ano que meu filho irá estudar em uma escola estadual, ele sempre estudou em escola municipal. A mudança teve que ser feita, para facilitar, pois tenho um filho de quatro anos que irá começar a estudar também. Tenho que pensar em colocar os dois em escolas próximas, para facilitar na locomoção”, relatou.

Conteúdos relacionados