Osama bin Laden era aluno sério e conservador, diz ex-professor de judô
Osama bin Laden era notado não apenas pela altura, mas também pelo comportamento sério e conservador, de acordo com um taiwanês que afirma que o líder da rede terrorista da al-Qaeda, morto por tropas norte-americanas na segunda-feira, foi seu aluno em aulas de judô na Arábia Saudita. Jimmy Wu, um importante sensei de judô de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Osama bin Laden era notado não apenas pela altura, mas também pelo comportamento sério e conservador, de acordo com um taiwanês que afirma que o líder da rede terrorista da al-Qaeda, morto por tropas norte-americanas na segunda-feira, foi seu aluno em aulas de judô na Arábia Saudita.
Jimmy Wu, um importante sensei de judô de Taiwan, disse à Reuters durante um torneio na cidade de Taichung que conheceu Bin Laden quando treinava a seleção nacional saudita de judô, entre 1981 e 1991.
Bin Laden, a quem Wu chamava apenas de “Osama”, participava de suas aulas enquanto era um estudante universitário. Ele era muito alto para o judô, então Wu o aconselhou a não seguir no esporte. Contudo, por Bin Laden ser persistente, o sensei o aceitou.
“Eu não conhecia o nome Bin Laden àquela altura”, afirmou. “Após o 11 de Setembro, fui convidado para um seminário, e alguns de meus ex-alunos que estavam lá disseram ‘Oh Jimmy, Osama, agora ele é nosso herói.’ Fiquei surpreso e olhei para algumas fotos e falei ‘ah, esse cara’ e comecei a me lembrar dele.”
Wu mostrou fotos suas com um jovem sério, alto, magro, com barba e um tufo de cabelos negros, que ele disse ser Bin Laden. Osama frequentava as aulas de duas a três vezes por semana, mas Wu nunca o viu novamente depois de 1984.
A Reuters não teve como verificar se o homem nas fotos era Osama bin Laden.
Bin Laden foi morto a tiros por forças norte-americanas no Paquistão na segunda-feira. Ele estava na lista dos homens mais procurados pelos EUA desde que seus seguidores realizaram os ataques de 11 de setembro de 2001 no World Trade Center, em Nova York.
Autoridades paquistanesas disseram neste sábado que ele pode ter vivido no país por sete anos.
Wu, atualmente um cidadão australiano que divide seu tempo entre Sydney, Taiwan e Oriente Médio, relembrou uma vez em que sua mulher foi encontrá-lo na academia onde as aulas ocorriam. Ela queria ir ao shopping, e Wu estava atrasado.
“Ela entrou na academia e a maioria dos estudantes não se importou, alguns sorriram, mas um muito alto veio a mim e disse ‘quem é ela?”
Wu respondeu que era sua mulher.
“O altão disse: ‘isto é uma academia, nenhuma mulher deveria estar aqui’. Ele não aprovou. Eu tenho isso particularmente gravado na memória. Era Osama.”
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Gustavo Mioto culpa Ana Castela e expõe motivo do término; saiba detalhes
Sincerão, Gustavo Mioto deu a entender que o término do relacionamento aconteceu por culpa de Ana Castela; entenda a situação
Semáforos da Afonso Pena e Joaquim Murtinho estão fora de funcionamento
Uma equipe da Energisa está na Joaquim Murtinho
Com Natal batendo à porta, ceias prontas podem ser solução na correria de fim de ano em Campo Grande
Padarias, restaurantes e até supermercados vendem ceias prontas. Entre as opções, estão a ceia na caixa e a lowcarb
Jorge e Mateus excluem MS da turnê de despedida e dupla poderá sair de cena sem se apresentar no Estado
Dupla Jorge e Mateus divulgou lista de shows da última turnê antes da pausa na carreira e MS ficou de fora, para a decepção dos fãs
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.