Orquestra Municipal comemora hoje em Campo Grande independência do Paraguai
No concerto em comemoração aos 200 anos de Independência do Paraguai, realizado nesta quinta-feira (12), às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande resgata uma obra original do compositor paraguaio Hermínio Giménez. O arranjo para piano de Che Trompo Arasa, música tema do bicentenário e que dá nome ao […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No concerto em comemoração aos 200 anos de Independência do Paraguai, realizado nesta quinta-feira (12), às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande resgata uma obra original do compositor paraguaio Hermínio Giménez.
O arranjo para piano de Che Trompo Arasa, música tema do bicentenário e que dá nome ao mascote da comemoração, Trompo Arasa, do guarani pião de brinquedo, foi escrita a próprio punho por Giménez ao pianista Júlio Figueredo que executa a canção acompanhado da Sinfônica Municipal.
Gimenez nasceu em Assunção em 1905 e já aos 11 anos integrava a Banda da Polícia Paraguaia. Suas composições eram variadas e incluíam diferentes gêneros como guarania , polca paraguaia, dança paraguaia , valsa. Algumas de suas importantes obras mais significativas são A Distância, Cerro Corá, Toledo Fort e Che Trompo Arasa. Feleceu em 06 de junho de 1991.
Para Figueredo, que também nasceu em Assunção e veio para Campo Grande ainda na infância, ter essa partitura é muito importante e ele ainda se lembra de quando a recebeu das mãos do amigo da família, em 1977. “Tive uma aula com ele, o que foi uma grande honra. Ele tocou comigo Che Trompo Arasa me acompanhando no bandaneón e agora essa música é tema do bicentenário, uma feliz coincidência que revela a importância da obra de Giménez”, recordou o pianista.
O maestro da Orquestra Sinfônica Municipal, Eduardo Martinelli destaca que também é uma grande satisfação para orquestra realizar esse concerto cercado de história e tradição, pois o evento abre as comemorações alusivas ao Bicentenário da República do Paraguai organizadas pela Colônia Paraguaia e a embaixada em Campo Grande. “Qndo o Julio nos mostrou esse arranjo percebemos que esta era uma canção a ser resgatada e apresentada nessa data tão importante para os paraguaios”, destacou.
Além de Che Trompo Arasa, o repertório do concerto terá Índia, de José Asunción Flores e Ne Rendápi Ajú, de Ortiz Guerreiro e também de Asunción Flores, com o cantor Benites. No violão de Marcelo Loureiro, Mercedita de Ramón Sixto Rios e Marcelo Fernandes em duo em o maestro Eduardo Martinelli interpreta Dança Paraguaia de Augustin Barrios.
Serviço – O concerto acontece dia 12 de maio, quinta-feira, às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Entrada gratuita.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.