Órgão de direitos humanos pede ao Chile informações sobre protesto

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) informou neste sábado (6) que solicitou informações ao governo do Chile sobre os episódios de violência durante um protesto estudantil na última quinta-feira (4), na qual houve “uso desproporcional da força” contra os manifestantes. A Comissão, submetida à Organização dos Estados Americanos (OEA), manifestou em um comunicado a…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) informou neste sábado (6) que solicitou informações ao governo do Chile sobre os episódios de violência durante um protesto estudantil na última quinta-feira (4), na qual houve “uso desproporcional da força” contra os manifestantes.

A Comissão, submetida à Organização dos Estados Americanos (OEA), manifestou em um comunicado a sua “preocupação” com os “graves episódios de violência” na manifestação de quinta-feira na capital Santiago, que terminou com mais de 800 detidos e cerca de 100 feridos. “A CIDH solicitou informações ao Estado sobre estes fatos”, ressaltou o texto.

Há dois meses estudantes chilenos protestam por melhorias na educação pública, apesar da proibição do governo. Na quinta, “as forças de segurança utilizaram homens a pé, a cavalo e em veículos, que agrediam os manifestantes e utilizaram bombas de gás lacrimogêneo e jatos d’água”, ressaltou a CIDH. Os estudantes devem realizar uma nova marcha no domingo (7), desta vez autorizada pelo governo municipal de Santiago.

Conteúdos relacionados