Líderes dos partidos de oposição (PSDB, DEM e PPS) se reuniram na tarde desta terça-feira (29) para traçar estratégias para a convocação dos ministros do Trabalho, Carlos Lupi, e das Cidades, Mário Negromente, para comparecerem à Câmara para depoimentos. Segundo o líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), estão na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara sete requerimentos para a convocação dos dois ministros.

Duarte informou que a oposição vai trabalhar para que esses requerimentos sejam votados e aprovados na reunião de amanhã da comissão. De acordo com o líder, o governo está blindando os ministros e a base aliada está impedindo que eles compareçam à Câmara para prestarem esclarecimentos sobre as denúncias. “Se a presidenta Dilma Rousseff mandar embora um ministro, sua base poderá se rebelar e não votar a DRU [Desvinculação de Receitas da União]”, disse Duarte.

O líder tucano acusou o governo de trabalhar para engessar os trabalhos da Câmara até a votação da DRU no Senado. Segundo ele, a ideia dos aliados do governo é não votar nada nas sessões ordinárias da Casa para evitar o trancamento da pauta de votações do Senado. “Vamos denunciar ao Brasil, que o governo está inviabilizando as votações de medidas provisórias para não atrapalhar a votação da DRU até o final dos trabalhos legislativos”, disse Duarte Nogueira.