ONU apela ao governo Khadafi para suspender combates
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou hoje (11) às autoridades da Líbia para que suspendam os combates, em Misrata, e no restante do país. Segundo Ki-moon, o momento é de busca pelo diálogo. O secretário-geral pediu ainda que o governo líbio autorize a entrada de ajuda humanitária nas áreas afetadas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou hoje (11) às autoridades da Líbia para que suspendam os combates, em Misrata, e no restante do país. Segundo Ki-moon, o momento é de busca pelo diálogo. O secretário-geral pediu ainda que o governo líbio autorize a entrada de ajuda humanitária nas áreas afetadas pelos confrontos. “Eu disse [ao primeiro-ministro líbio, Al Baghdadi Ali Al Mahmudi] que as autoridades líbias deviam parar de atacar os civis”, afirmou.
Para Ban Ki-moon, “era necessário negociar um cessar-fogo imediato e verificável para permitir uma resolução pacífica do conflito”. “Os combates em Misrata e em outros locais devem chegar ao fim”, disse ele. “Então será possível continuar com a assistência humanitária e em paralelo prosseguir o nosso diálogo político.”
Ki-moon lembrou que um enviado especial das Nações Unidas esteve seis vezes na Líbia para verificar a situação no país. “Estou fazendo tudo para progredir na coordenação com a União Africana e outras coligações”, disse ele.
Paralelamente, a União Europeia informou hoje que abrirá um escritório em Benghazi, Líbia, para dar apoio à oposição ao governo do presidente líbio, Muammar Khadafi. A informação foi confirmada pela chefe da Diplomacia do bloco, Catherine Ashton.
“Temos a intenção de abrir um escritório em Benghazi a fim de poder avançar na questão da ajuda e apoio à sociedade civil e ao Conselho de Transição [órgão controlado pela oposição a Khadafi]”, disse Catherine.
A chefe da diplomacia europeia afirmou que a decisão tem o objetivo de apoiar a reforma do setor da segurança e de encaminhar ajuda em matéria de saúde, educação e segurança das fronteiras.
O anúncio europeu ocorre no momento que o líder líbio Mahmoud Jabril se encontra em Washington, nos Estados Unidos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.