Oficina sobre Pegada Ecológica visa sensibilizar educadores de Campo Grande
Entre os dias 28 e 30 de outubro acontece na capital sul-mato-grossense oficinas de sensibilização para educadores conhecerem mais sobre a Pegada Ecológica de Campo Grande. As palestras vão ser realizadas no auditório Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Campo Grande foi a primeira cidade brasileira a contar com […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Entre os dias 28 e 30 de outubro acontece na capital sul-mato-grossense oficinas de sensibilização para educadores conhecerem mais sobre a Pegada Ecológica de Campo Grande. As palestras vão ser realizadas no auditório Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Campo Grande foi a primeira cidade brasileira a contar com o cálculo da pegada ecológica. Os resultados do estudo foram apresentados em uma oficina realizada pelo WWF-Brasil e pela prefeitura da capital em abril. O estudo avaliou os hábitos de consumo da população e apontou uma pegada ecológica de 3,14 hectares globais por pessoa.
A pegada ecológica de um país, cidade ou pessoa corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e mar necessárias para sustentar determinado estilo de vida. É uma forma de traduzir, em hectares, a extensão de território que uma pessoa ou uma sociedade “usa”, em média, para se alimentar, morar, se locomover, ter e afins.
Os resultados da Pegada Ecológica é mais uma ferramenta de gestão para ajudar no planejamento e na gestão pública, mobilizar a população para rever seus hábitos de consumo e escolher produtos mais sustentáveis, além de estimular empresas a melhorarem suas cadeiras produtivas.
A pegada ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia de um lado o consumo e do outro a capacidade de recursos naturais disponíveis no planeta.
“É possível traduzir a pegada ecológica em quantos e quais recursos são usados pela população e em quanto isso excede a capacidade de recuperação natural dos ecossistemas”, disse Michael Becker, coordenador do Programa Pantanal-Cerrado do WWF-Brasil.
As palestras que acontecem no fim deste mês, objetivam sensibilizar os professores da rede pública de ensino para as ações de mitigação da Pegada Ecológica a serem desenvolvidas a partir de escolas e demais espaços educadores.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.