Tradicionalmente, as autoridades estrangeiras que visitam o presidente da República no Brasil ganham presentes. Mas para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ainda está indefinido o que a presidenta Dilma Rousseff oferecerá. Os assessores estão às voltas com várias opções, como livros com fotografias de paisagens brasileiras, uma coleção com gravuras nacionais, peças de artesanato ou um conjunto de gravações de música popular brasileira (MPB).

A cerimônia de troca de presentes faz parte do protocolo de visitas dos chefes de Estado e de Governo. Porém, a entrega dos presentes nem sempre é feita pelas próprias autoridades. No caso de Obama e Dilma, por exemplo, embaixadores representarão cada presidente.

Do lado brasileiro, a chefe do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, Maria de Lujam Vinkler, é que entregará o presente ao diplomata norte-americano que representará Obama.

No último governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alguns presentes fora do tradicional. O presidente da Bolívia, Evo Morales, presenteou Lula com uma manta típica dos indígenas andinos. Do rei Abdullah, da Arábia Saudita, Lula ganhou uma espada em ouro vermelho incrustada de rubi.