O presidente dos EUA, Barack Obama, disse neste sábado (19) que o consenso sobre uma ação militar na Líbia é “forte”, que o povo líbio deve ser protegido e que os EUA estão prontos a agir.

“Nosso consenso é forte, e nossa resolução é clara”, disse. “O povo da Líbia deve ser protegido e, na ausência do fim imediato da violência contra civis, nossa coalição está preparada para agir e agir com urgência.”

Obama disse que sua visita ao Brasil é uma “oportunidade histórica”, afirmou que os EUA vão trabalhar junto com o Brasil para a reforma do Conselho de Segurança da ONU, mas não citou diretamente sobre a aspiração brasileira de uma vaga permanente no conselho, citada pouco antes pela presidente Dilma Rousseff.

Obama agradeceu à presidente Dilma pela recepção e disse que o fato de o Brasil ser sua primeira parada na visita à América Latina não é um acaso.

Ele citou o “crescimento estraordinário” do Brasil, celebrou o fato de o país ter saído da ditadura para a democracia e a ascenção social criada pela distribuição de renda.

Obama afirmou que os EUA apoiam o crescimento econômico dos EUA.