OAB/MS defende medida baixada pela Sejusp
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Leonardo Avelino Duarte, defendeu a resolução n° 541, expedida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que determina o encaminhamento imediato de presos em flagrante ao delegado de polícia. “Essas normas baixadas pela Sejusp nada mais são do que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Leonardo Avelino Duarte, defendeu a resolução n° 541, expedida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que determina o encaminhamento imediato de presos em flagrante ao delegado de polícia. “Essas normas baixadas pela Sejusp nada mais são do que um cumprimento ao que estabelece a legislação em vigor no país”, explica Duarte.
No início de fevereiro, a Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas do Advogado (CDA) entregou um documento ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Francisco Brasil Jacini a respeito do assunto. Na ocasião, o presidente da CDA, Ademar Amancio Pereira Machado, comunicou à Sejusp, que em muitos casos, os presos são levados para o quartel da Polícia Militar, o que é absolutamente ilegal. “O preso deve ser conduzido imediatamente, à presença da autoridade policial judiciária (delegado) para as providências relativas ao auto de prisão em flagrante, conforme determina o teor do disposto no artigo 304 do Código de Processo Penal”, orientou Ademar, durante a reunião.
Com a publicação da resolução nº 541, policiais militares ou policiais civis que encontrarem pessoas em flagrante delito deverão efetuar a prisão e apresentar o preso imediatamente ao delegado de polícia competente. Não havendo autoridade no lugar em que se tiver efetuada a prisão, o preso será logo apresentado à do lugar mais próximo.
Conforme o documento, fica vedado o encaminhamento do preso a qualquer unidade de segurança pública que não a sede de plantão do delegado de polícia competente para o recebimento do preso. A elaboração do boletim de ocorrência da Polícia Militar preceder-se-á após apresentação do preso e/ou da ocorrência ao delegado de polícia competente, sem a necessidade da presença das pessoas envolvidas.
Notícias mais lidas agora
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
- Homem é esfaqueado várias vezes e mesmo ferido dirige até hospital de MS
- Idosa fica desacordada e duas pessoas feridas com mais de 100 picadas de abelhas na Mata do Jacinto
Últimas Notícias
Homem é encontrado morto em estado de decomposição em bairro de Dourados
Vítima morava sozinha no bairro Bonanza 1
Será que vem chuva? Previsão indica leve ameno nas temperaturas de MS
Umidade relativa do ar permanece baixa em grande parte do Estado
Marçal planeja investir R$ 2 milhões somente com redes sociais até as eleições
O candidato aposta em tirar votos do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para tentar uma disputa com Guilherme Boulos (PSOL)
Morto no hipódromo do Jockey Club teve faca cravada no peito em Campo Grande
Uma terceira pessoa foi vista correndo do local
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.