Número dois da Fazenda nega novas medidas para barrar entrada de dólares
O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, negou nesta terça-feira (23) que o governo estude a adoçãode novas medidas na área cambial. Segundo ele, o momento é de acompanhar as medidas já implementadas “para evitar a entrada de capital especulativo de modo a impedir a apreciação excessiva do real”. Ele admitiu que a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, negou nesta terça-feira (23) que o governo estude a adoçãode novas medidas na área cambial. Segundo ele, o momento é de acompanhar as medidas já implementadas “para evitar a entrada de capital especulativo de modo a impedir a apreciação excessiva do real”.
Ele admitiu que a crise econômica mundial, os problemas relativos ao patrimônio dos bancos e a necessidade de se estimular a recuperação econômica dos países desenvolvidos têm efeito sobre o resto do mundo, especialmente países emergentes como o Brasil, cujo taxa de câmbio é muito atrelada à cotação dos produtos básicos agrícolas e minerais (commodities).
“Mas a gente já tem lidado com isto de várias formas e o Brasil tem colocado limites às posições em moeda estrangeira, seja por parte dos bancos ou dos agentes financeiros. E temos adotado tributações sobre alguns fluxos de capitais para diminuir o incentivo à apreciação do real”, explicou Barbosa.
As declarações do secretário executivo foram dadas após participar de um seminário no Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na ocasião, ele manifestou a crença de que o governo conseguirá cumprir a meta de inflação traçada pelo Banco Central. “Eu acho que a meta será cumprida ainda este ano e que ela ficará abaixo de 6,5%. Já no próximo ano, a inflação vai convergir para 4,5%. Pelo menos é o que indicam os últimos boletins do Banco Central: que ela venha a convergir para perto de 4,5% já no meio do ano [que vem]. A partir daí há uma incerteza: se permanece em 4,5% ou se sobe um pouco. Mas eu acho que ela [a inflação] converge para os 4,5%”.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Raimundo permite que Bia faça estágio na agência: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Ricardo tem as roupas roubadas em Santana do Agreste: Resumo Tieta, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Justino confessa a Pepa que passou seus bens para os filhos: Resumo Cabocla, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Câmeras corporais de São Paulo não atendem especificação do STF
A análise de Edler cita a possibilidade de se fazerem aditivos ao contrato
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.