A Secretaria Municipal de Educação de Dourados, em parceria com a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), iniciou nesta terça-feira (3) o curso de formação digital no Sistema Linux, versão 3.0, com orientações do MEC (Ministério da Educação) e uso de um sistema operacional livre. O objetivo é preparar os profissionais da Rede Municipal de Educação para a utilização do sistema.

Foram disponibilizadas 44 vagas para professores e servidores administrativos das escolas municipais. O curso, de 40 horas, foi dividido em duas turmas e acontece uma vez por semana, nas terças ou quintas-feiras.

“Estamos buscando parceiros para oferecer novas turmas. Nesta oferta tínhamos vagas limitadas e então selecionamos 44 de 190 inscritos, por ordem de cadastro”, explica Irene Quaresma, coordenadora do Ntem (Núcleo de Tecnologia Educacional), departamento responsável pela formação tecnológica da Semed.

De acordo com a coordenadora pedagógica Dielma Borges, o curso ensina os profissionais da educação a manusear o sistema, que é utilizado na Reme. “O sistema pode ser aplicado tanto na hora dos professores prepararem as aulas quanto no momento em que os responsáveis pelo setor administrativo vão redigir algum documento. Neste caso, sem dúvida, o atendimento aos pais e alunos é agilizado”, ressalta.