Geral

Novo visual de Lula repercute na imprensa internacional

A imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tendo cabelo e barba raspados pela mulher, Marisa Letícia, divulgada nesta quarta-feira, foi destaque na imprensa internacional. A BBC ressaltou que Lula, cujo diagnóstico de câncer na laringe “chocou o Brasil” no mês passado, perdeu sua marca. A rede o classifica como “uma figura política que […]

Arquivo Publicado em 17/11/2011, às 09h48

None
1068671103.jpg

A imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tendo cabelo e barba raspados pela mulher, Marisa Letícia, divulgada nesta quarta-feira, foi destaque na imprensa internacional. A BBC ressaltou que Lula, cujo diagnóstico de câncer na laringe “chocou o Brasil” no mês passado, perdeu sua marca. A rede o classifica como “uma figura política que permanece muito influente” no País. Diz ainda que Lula “é um ex-fumante e amplamente conhecido” por seu gosto por bebida, dois hábitos que, segundo o texto, aumentam as chances de câncer como o dele.

O espanhol El País disse que o novo visual foi produto da “companheira fiel de vida” de Lula, “que costurou a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores, ainda jovem”. O jornal diz que a imagem “correu como fogo por todo o Brasil” e que, “desobedecendo os médicos”, Lula continua recebendo amigos e companheiros políticos. “A mais frequente é a sua sucessora, Dilma Rousseff, que assegurou que estará a seu lado ‘como um imã'”.

A decisão de raspar cabelo e barba prevê antecipar a queda causada pela quimioterapia usada em seu tratamento.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de “caroço” na garganta e falta de ar.

Jornal Midiamax