Técnicos de 20 municípios do Estado participam hoje (14), em Campo Grande, de um treinamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para utilização do Dengue On-line. O novo sistema virtual do Ministério da Saúde vai possibilitar a notificação diária dos casos da doença. A ferramenta está em funcionamento há 40 dias, e em Mato Grosso do Sul o primeiro município a implantá-la foi a Capital.

Ainda esta semana, os outros 19 municípios prioritários selecionados pela SES, com maior incidência do mosquito da dengue (Aedes aegypti)- Anastácio, Aquidauana, Bataguassu, Bonito, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Ivinhema, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas – também passarão a informar diariamente a progressão da dengue. Até o final do primeiro semestre o sistema será implantado para o restante das cidades do Estado.

De acordo com a diretora de Vigilância e Saúde da SES, Bernadete Lewandowski, a agilidade na notificação dos casos vai proporcionar um atendimento mais rápido e eficaz aos doentes. As informações são importantes para a SES quantificar os recursos necessários para o município. Atualmente a ocorrência da enfermidade é feita, semanalmente, no Sistema de Agravos de Notificação (Sinan), que agrega o diagnóstico de notificação compulsória de 45 doenças, incluindo aids, hanseníase, tuberculose, meningite e hepatite.

Como a incidência de casos da dengue é muito dinâmica, o período de tempo de sete dias torna-se muito longo para o apontamento dos dados. Quanto maior a rapidez na comunicação dos casos, melhor a assistência oferecida ao doente. Além do tempo, nem todos os municípios são rigorosos na inclusão dos dados no sistema. Com o treinamento oferecido aos técnicos responsáveis pela digitação dos dados, a Secretaria de Saúde do Estado espera um maior comprometimento dos profissionais.

Para Marina Cence, de Nova Alvorada do Sul, o sistema Dengue on-line é “mais rápido, mais eficiente”. Desde o início deste ano foram notificados no município 21 casos da doença.

Casos

De acordo com o último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, este ano foram notificados 2 533 casos de dengue em 58 municípios do Estado. As cidades com maior incidência por número de habitantes são Nioaque, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Paranaíba, Coxim, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso e Bandeirantes. Em 2010 foram notificados 82.597 e 56.076 tiveram confirmação. Em Mato Grosso do Sul foram detectados os tipos 1, 2 e 3 da doença