O Flamengo venceu o Vasco nos pênaltis e conquistou neste domingo o seu 32.º título do Campeonato Carioca. As duas equipes lutaram bastante durante os 90 minutos, mas a incompetência do Vasco nas penalidades determinou o resultado. Com isso, o Flamengo segue dominando o campeonato estadual em sua história recente. São oito conquistas entre 1999 e 2011.

O jogo começou bastante truncado no meio de campo, o que impediu que as duas equipes criassem oportunidades claras de gol nos primeiros 15 minutos. A melhor chance foi do Vasco e saiu dos pés de Eder Luís, aos 11. Ele fez boa jogada pela direita e passou para Diego Souza. O camisa 10 cruzou e Welinton afastou mal. A bola sobrou para Eder Luís, livre, só que ele chutou longe do gol.

A partida ganhou mais velocidade e emoção aos 20 minutos, após a parada técnica. Aos 22, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta na segunda trave e Thiago Neves, sozinho, cabeceou para fora. Três minutos depois, o Flamengo teve a chance mais clara de gol do primeiro tempo. Thiago Neves tocou para Ronaldinho, que passou para Deivid. O atacante serviu Bottinelli, livre. O argentino chutou forte, mas o goleiro Fernando Prass fez grande defesa.

Depois desses lances, foi a equipe do Vasco que teve as duas melhores oportunidades de abrir o placar até o fim da primeira etapa. Aos 29 minutos, Felipe recebeu de Alecsandro na entrada da área e chutou cruzado. A bola passou perto da meta do goleiro do Flamengo. Aos 43, Ramon cruzou da esquerda e encontrou Diego Souza, que, sozinho, acabou cabeceando em cima de Felipe.

Apesar da rivalidade entre as duas equipes, o jogo transcorreu sem lances violentos no primeiro tempo. O árbitro mostrou apenas dois cartões amarelos, ambos para jogadores do Flamengo: Bottinelli e Rodrigo Alvim.

A etapa complementar começou com uma boa chance de gol para o Flamengo, após Bottinelli sofrer falta na entrada da área. Ronaldinho bateu no alto, mas o goleiro Fernando Prass espalmou para escanteio. A resposta do Vasco veio aos 26 minutos. Eder Luís foi ao fundo e tocou para trás. Bernardo, que havia acabado de entrar no lugar de Diego Souza, dominou, abriu espaço e bateu firme para a defesa difícil de Felipe.

Aos 45, Ronaldinho cobrou escanteio e a defesa afastou. A bola sobrou para Thiago Neves, que bateu de primeira e tirou tinta da trave do goleiro do Vasco. Um minuto depois, Allan e Willians discutiram e foram expulsos. Com o fim do jogo, a decisão foi para os pênaltis.

Nas cobranças, o Vasco só acertou a primeira, com Alecsandro. Na sequência, Bernardo, Felipe Bastos e Elton perderam. Pelo Flamengo, só Fierro desperdiçou. Renato, Fernando e Thiago Neves marcaram.