Depois de sair perdendo pelo placar de 2 a 0 para o time do Sete de Setembro, de Dourados, a garotada do Corumbaense conseguiu empatar a partida e conquistar, nos pênaltis, o título do Campeonato Estadual Sub-14 de Futebol. No tempo normal, o jogo terminou em 2 a 2. O Carijó da Avenida venceu o Sete de Setembro por 7 a 5 nas cobranças de pênaltis. A partida foi disputada no estádio Arthur Marinho, em Corumbá, neste domingo, 23 de outubro.

A disputa da final foi acirrada. Os meninos corumbaenses, contaram com um grande incentivo da torcida, que não desistiu de incentivá-los em nenhum lance. Os pais dos jogadores, das arquibancadas, sofriam e torciam a cada lance.

O destaque da final ficou para o goleiro Ricardo Luiz. “A responsabilidade do jogo sempre recai sobre o goleiro e eu treinei muito para assumir esse lugar na minha equipe. Os treinos nas últimas semanas foram intensificados e eu só agradeço a todo incentivo, pois foi isso que me fez lutar até o final, manter a calma para pegar os dois pênaltis que garantiram o título à minha equipe. A expectativa a partir de agora é manter a equipe unida, e subir de produção para mantermos esse título no próximo ano”, destacou o goleiro, responsável pela defesa de dois pênaltis que garantiram ao Corumbaense a conquista do título do Campeonato Estadual Sub-14.

Além do goleiro, que pouco se conteve de tanta alegria e sentimento de dever cumprido, a mãe dele, Edna Gama, não segurou as lágrimas e afirmou que sofreu junto com o filho. “O apoio dos pais é fundamental nesta hora. Eu sofri com o Ricardo todos os minutos do jogo. A cada cobrança eu passava mal. O esporte é fundamental na vida dos jovens e todos têm que incentivar. A presença da família nestas conquistas é essencial para que eles tenham confiança em si mesmos”, disse a mãe aos prantos e cheia de orgulho pela conquista do filho.

O Campeonato Estadual contou com a participação de mais de 130 atletas. O treinador do time do Corumbaense, Sabiá, destacou que o título foi o resultado de muito esforço. “Há dois anos estamos em busca desse título e graças a muito esforço tivemos essa grande conquista. No ano passado perdemos, mas nesse ano trouxemos para o campo uma nova construção de categoria de base. O desenvolvimento dos atletas foi notório. Eles cresceram muito na competição, tiveram maturidade para chegar até a final e conquistar o lugar mais alto da competição. Não há como definir um jogador que se destacou do time. Todos fizeram um bom campeonato e com um belo trabalho em grupo conquistaram a taça. Agora a ideia é sentar com a diretoria do Corumbaense para começarmos a traçar os planos do ano de 2012”, disse o treinador ao Diário.

“Após anos sem conquistas nos campeonatos estaduais de futebol, a categoria Sub-14 do Corumbaense trouxe uma alegria para a cidade e para o clube”, destacou Heliney de Miranda Júnior, presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), ao ressaltar a importância de se conquistar um título Estadual em casa.

“O Sub-14 para Corumbá foi muito importante, pois tivemos um ano muito difícil para a categoria do profissional do Corumbaense. Fechamos o ano com essa conquista merecida do Sub-14 do Corumbaense. Eles fizeram uma campanha excelente, venceram as dificuldades. Esse título nos mostra que esse é um passo importante que o Corumbaense tem que dar, que é valorizar e investir na categoria de base, para que daqui a alguns anos, possamos estar com jogadores maduros, preparados nos dando alegria também na elite do futebol, disputando títulos ao lado dos jogadores pratas da casa”, concluiu o presidente da Funec.