A decisão sobre quem será o simbólico campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro ficou para a 18ª rodada. Em um Pacaembu congelante pelo frio que atingiu a cidade de São Paulo neste sábado, o Figueirense estragou a festa do Corinthians. Com uma atuação instável outra vez, melhorando somente no segundo tempo, o Timão sucumbiu diante da boa marcação dos catarinenses, perdeu por 2 a 0 e não conseguiu dar fim à fase instável na competição.

O Corinthians seguirá líder mesmo com os jogos deste domingo, mas permitirá a aproximação dos principais adversários na briga pelo título. O Timão permanece com 37 pontos e pode ganhar a companhia do Flamengo, que tem 34 e enfrenta o Internacional, às 16h, no Beira-Rio – os paulistas possuem duas vitórias a mais: 11 a nove. O São Paulo, com 33, é outro que tem a chance de encostar se vencer o clássico contra o Palmeiras, no mesmo horário, no Morumbi. Compareceram ao Pacaembu 26.256 pagantes, com renda de R$ 860.674,50.

O clube do Parque São Jorge, aliás, depende apenas de suas formas para terminar a primeira metade do Brasileirão na liderança. Para não precisar de nenhum outro resultado, basta vencer o rival Palmeiras no próximo domingo, às 16h, em Presidente Prudente.

Já o Figueirense volta para Santa Catarina mais próximo do bloco de cima da classificação. A equipe alvinegra sobe oitavo, com 26 pontos, e quebra a série ruim após empate em casa contra o Flamengo e derrota para o Fluminense, no Engenhão. No próximo domingo, também tem clássico pela frente: recebe o Avaí, às 18h, no Orlando Scarpelli.