O Rock campo-grandense e sul-mato-grossense que é bem difundido em várias casas de show e bares espalhados por diversos pontos, comemora o seu dia nesta quarta-feira, 13 de julho. Atualmente, principalmente na Capital existem várias casas onde ocorrem apresentações das diversas vertentes do Rock n’ Roll.

A aproximação da população da Capital com o estilo deve-se aos primeiros cinemas da cidade como o Cine Brasil, Trianon, Santa Helena, Rialto e Alhambra, onde os jovens da década de 50, conheceram o principal ícone do rock mundial: Elvis Presley.

As primeiras bandas do gênero que se tem notícia em Campo Grande são Os Infernais, Os Geniais, Brasinhas, Mini Boys, Wood Face, Zutrik, Bizarros, Euphoria e Teddy Vemaguete.

“Íamos trocando de roupa a cada entrada da banda. A gente tocava meia hora e depois trocava de roupa. Na época nós tocávamos muito no Surian, nas domingueiras. Teve uma época que nós mandamos até fazer perucas para ficar igual ao estilo dos Beatles”, disse o músico Miguelito, sobre apresentações dos Mini Boys na metade da década de 70. O depoimento faz parte do livro Deitar e Rolar: A História do Rock de Campo Grande de Marcelo Pereira e Éder Yanaguita.

Posteriormente nos anos 80, começou a surgir às bandas de heavy metal Alta Tensão, Metalmorfose, Black Church, Devastation, Necroterium e o Katástrofe em meados de 90.

“Eu voltei atualizado, porque quando você vê banda assim, você cresce musicalmente. Voltei querendo fazer uma reformulação, querendo fazer um som mais pesado. Coloquei isso em jogo, o pessoal aceitou e aí nós iniciamos um trabalho novo em 1985”, diz o baterista Bosco do antigo Alta Tensão, do hoje Bando do Velho Jack e da regional Chalana de Prata, após retornar do Rock in Rio na metade da década de 80 onde apresentaram-se ACDC, Iron Maiden, Queen, Scorpions, Ozzy Ousbourne e Yes.

O Alta Tensão na foto é formado por Alex Batata, Edson Quevedo David, o Edinho e o baterista Bosco Melo. Batata foi assassinado no dia 19 de junho de 1997, no extinto bar Trinidad e Tobago em Campo Grande. O autor fugiu e depois se apresentou à polícia alegando que tomava remédios controlados e tinha bebido muito naquela noite, ficando uns dias preso.

Já Edinho morreu de ataque cardíaco no ano passado em Los Angeles (EUA), onde vivia desde 1993.

Além das inúmeras bandas que atualmente existem atualmente na Capital como Bando do Velho Jack, o blues dos Bêbados Habilidosos e diversas, a década de 90 marcou o começo das bandas punks com o antigo “trio punk”, com os grupos HIV (Heroína Injetava na Veia), Os Impossíveis e Crazy Dick.

Depois o próprio punk começou a ficar mais pesado com o surgimento de grupos como DxDxOx, Fuck Society e Japurá Noise Project. Outro nome importante da cena musical nos anos 90, foi o rock com apelo industrial do No Name.

Os anos 90 também foi muito marcado pelo rock alternativo, principalmente no antigo Stones Blues Bar, com bandas como Loa Loa e o Naip que posteriormente transformou-se nos Filhos dos Livres.

História do Rock

O Rock surgiu nos Estados Unidos nos anos 50, com a fusão da música negra do sul e o country. Uma das características principais características do gênero era o acompanhamento da guitarra elétrica, bateria e baixo com letras simples e ritmo dançante.

Os principais nomes na época eram Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard e posteriormente bandas e músicos como The Beatles, Bob Dylan, Rolling Stones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Pink Floyd, Ramones, The Doors, Creedence, Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple e infinitas outras.