Nasce primeiro clone de raça Guzerá do mundo em Minas Gerais

O primeiro clone de um animal da raça Guzerá no mundo nasceu em Minas Gerais. A bezerra, que nasceu com 34 quilos, apresenta conformação física perfeita e ótimo desenvolvimento. A matriz Homenagem AM ainda está viva, tem 21 anos, e foi escolhida para fornecer o material nuclear pela sua importância na raça. A técnica de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O primeiro clone de um animal da raça Guzerá no mundo nasceu em Minas Gerais. A bezerra, que nasceu com 34 quilos, apresenta conformação física perfeita e ótimo desenvolvimento.

A matriz Homenagem AM ainda está viva, tem 21 anos, e foi escolhida para fornecer o material nuclear pela sua importância na raça. A técnica de transferência nuclear foi feita no laboratório Cenatte Embriões, em Pedro Leopoldo (MG).

“Homenagem AM teve pouca oportunidade de ter filhos e, por isto, está sendo clonada”, informa Virgílio Villefort, que tem 50% de suas cotas e 80% do Clone. Ela ficou muitos anos sendo criada a pasto, no Rio Grande do Norte, gerando apenas um filho por ano, e, ainda assim, é mãe, avó ou bisavó de 80% dos animais que fizeram 1º ou 2º lugares, este ano e no ano passado, na Expozebu de Uberaba, a maior feira de Gado Zebu, segundo levantamento feito por Virgílio Villefort.

Novos Clones

O criatório Guzerá e Gir Villefort tem ainda outros projetos de clone. Já retirou material nuclear da doadora da raça Guzerá, Dina S (neta de Homenagem AM) e da doadora Gir Leiteiro, Celeuma Villefort. Esta última morreu prematuramente e, segundo informações do assessor Técnico em Gir Leiteiro, Luiz Ronaldo de Oliveira Paula, na primeira lactação já estava entre as 5 melhores vacas gir leiteiro do Brasil, com 16.364 kg de leite ajustado à idade adulta, medição de apenas 282 dias, que não pôde ser concluída.  Estes dois animais também não tiveram oportunidade de reproduzir, justificou Virgílio Villefort.

Conteúdos relacionados