‘Não há acordo’ ainda sobre dívida da Grécia, diz representante de bancos
Os grandes bancos credores da Grécia e os dirigentes europeus ainda não alcançaram um acordo nesta quarta-feira (26) em Bruxelas que permita a redução da dívida do país, anunciou o Instituto de Finanças Internacionais (IFI), que reúne e representa grandes instituições do setor. “Não há nenhum acordo formal até o momento”, disse o diretor-geral do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os grandes bancos credores da Grécia e os dirigentes europeus ainda não alcançaram um acordo nesta quarta-feira (26) em Bruxelas que permita a redução da dívida do país, anunciou o Instituto de Finanças Internacionais (IFI), que reúne e representa grandes instituições do setor.
“Não há nenhum acordo formal até o momento”, disse o diretor-geral do IFI, Charles Dallara, em comunicado. “Continuamos abertos a um diálogo em busca de um acordo voluntário.”
Segundo um comunicado da União Europeia (UE), os bancos europeus terão que elevar seus fundos de capital próprio para 9% do total de seus ativos até “30 de junho de 2012”, contra os 5% atuais, diz o texto divulgado após reunião com representantes dos 27 países do bloco.
Para consegui-lo, “os bancos terão que recorrer ao capital privado, incluindo reestruturações e conversão da dívida em capital”, diz o texto.
Até que se chegue a esse objetivo de 9%, “os bancos terão que ficar sujeitos a certas obrigações sobre a divisão dos dividendos e o pagamento de bonificações”.
Contudo, o documento divulgado pela União Europeia não menciona a quantidade de dinheiro necessária para os bancos se recapitalizarem.
Reunião
A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, assumiram na noite desta quarta-feira as negociações com os bancos para ampliar o perdão da dívida grega, dando continuidade à reunião desta tarde em Bruxelas, que avançou lentamente em sua busca por um acordo anticrise.
Os 27 líderes da União Europeia (UE) aceitaram um acordo para recapitalizar aos bancos, apesar de a cifra total de ajuda ainda estar condicionada ao quanto as instituições financeiras aceitarão perdoar da dívida grega.
“Já chegamos a um acordo sobre um plano para recapitalizar os bancos europeus”, disse o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk.
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Em poucos minutos, chuva intensa provoca alagamentos em bairros de Campo Grande
Ruas e casas ficaram alagadas na Capital
Adolescente é apreendido e confessa que assassinou ex-superintendente da Cultura em Campo Grande
Segundo a polícia, o suspeito deu voltas com o comparsa e gastou o cartão de crédito da vítima em conveniências
Professores da UFMS se apresentam na Europa
Professores da Faalc se apresentaram na República Tcheca e em Portugal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.