Em comemoração à 9° Semana Nacional de Museus, promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o tema “Museu e Memória”, o Museu da Imagem e do Som (MIS), oferece uma intensa programação de 16 a 20 de maio, simultaneamente com instituições museológicas de todo o país.

Para esta edição, o MIS apresentará a MS Mostra Regional de Videodança e abrirá espaço para discussão, reflexão e compartilhamento de experiências e resultados obtidos em ações na área da museologia sul- mato-grossense.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Democrático, o evento conta com a adesão dos museus e outros lugares de memórias, como arquivos, bibliotecas, casas de cultura, redes sociais, galerias, entre outros. Em 2011, participam do evento 1.006 instituições, que promovem cerca de 3.080 eventos em mais de 500 cidades de todo o país.

Mato Grosso do Sul participa deste evento por meio da Rede de Cooperação Museológica de Mato Grosso do Sul (RECOMUS/MS), o mais novo instrumento de articulação para o fortalecimento de ações na área da museologia sul-mato-grossense, atuando para proporcionar a integração e o desenvolvimento de atividades conjuntas de preservação e comunicação, promovendo encontros para refletir sobre a práxis profissional, possibilitando uma maior aproximação entre os agentes envolvidos em atividades específicas nos museus de Mato Grosso do Sul.