O Ministério do deu o primeiro passo para a implantação do Selo de Qualidade em Turismo, certificação voltada para prestadores de serviços turísticos. Foi assinado, na última semana, termo de cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para desenvolvimento da estrutura, logística e processo de gestão para implantação do selo.

A execução do projeto se dá em três etapas: elaboração de normas, certificação e gestão. O modelo brasileiro terá como referência sistemas adotados em outros países e distintos setores da economia, como a indústria.

Criado pela Lei 11637/07, o selo tem como propósito construir referências de qualidade para a prestação de serviços no setor. O produto integra um conjunto de ações coordenadas pelo para aumentar a competitividade das empresas e dos produtos e serviços oferecidos ao consumidor.

Esse amplo programa de qualidade promovido pelo MTur, já estão em funcionamento o Cadastur, sistema de cadastramento de prestadores de serviços turísticos, e a recém implantada classificação hoteleira. O termo de cooperação entre o MTur e a UFSC tem vigência até junho de 2013.