O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) vai repassar ao Estado cerca de R$ 16 milhões, que serão destinados prioritariamente as ações de combate à febre aftosa e sanidade animal (aves, suínos, equinos e bovinos). O superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso do Sul, Orlando Baez, anunciou a liberação do recurso nas contas da superintendência para posterior repasse a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO).
Segundo Baez, de 2005 a 2007 foram liberados aproximadamente 50 milhões de reais para ações de defesa sanitária e indenização de 584 produtores dos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã que tiveram 77.031 animais abatidos por conta dos focos de febre aftosa na região.
Nos próximos cinco anos o Mapa pretende liberar mais R$ 70 milhões para que o Estado continue atuando fortemente nas ações de defesa animal. No Plano de Trabalho atual que será executado pela Iagro até o dia 31 de dezembro de 2011 está previsto a aquisição de 62 veículos novos e um caminhão guincho. O restante dos recursos serão utilizados para aparelhamento dos escritórios municipais e das barreiras fixas e volantes na região de fronteira.  (com informações da Assessoria)