O Teatro de Arena do Horto Florestal se transformou num verdadeiro laboratório de dança. No dia 11 de novembro, teve início o maior festival de dança urbana do Centro-Oeste: MS Street Dance Fest 2011. Para participar do evento, já se encontram na cidade dezenas de grupos vindos de várias partes do Brasil, e do interior do Estado, como São Gabriel do Oeste e Sonora.
 
As atividades começaram com uaa série de workshops com o professor, dançarino e coreógrafo de danças urbanas Filipe Escudini. Morando em Praga, República Tcheca, há quatro anos, ele é considerado um talento brasileiro que com sua dedicação e talento, ganha mercados internacionais de uma nova geração de profissionais de dança.
 
Dançando há dez anos, o campo-grandense Diogo Grisoste, 29 anos, estava bastante feliz com o nível do workshop. “Vou participar de todos. Vejo este momento como sendo de muita importância para dança Sul-mato-grossense, pois é uma chance que temos de avaliar como está nosso desempeho. Profissionais deste gabarito só vemos pela TV ou internet, e nesta ocasião, é possível ver ao vivo cada movimento e trocar experiência”, ressalta Grisoste.
 
A jovem Yane Martins, de 15 anos, também está bastante empolgada com as novidades do festival. Integrante da Caravana de São Gabriel do Oeste, ela, juntamente com mais 46 pessoas, além de participar dos workshops, também vai concorrer a sete categorias: “Para mim, que estou começando, é um incentivo para continuar seguindo firme na dança de rua”.
 
Filipe Escudini reforça que considera de grande valia trocar experiência com os participantes. “É muito importante trazer o que há de mais tendência no momento. Como coreógrafo, procuro sempre ensinar aos dançarinos que é importante também educar o ouvido, se atentar à musicalidade, tal como um músico quando vai compor uma canção”, finaliza.
 
Os próximos workshops serão realizados neste sábado (12), a partir das 13h30. E a partir das 20h, acontecem as competições de solos, duos e trios – nas categorias adulto e avançado, além da eliminatória Campo Grande Urban Champ. O MS Street Dance Fest segue até domingo (13), no Teatro de Arena do Horto Florestal.  
 
Realizado em Campo Grande, pelo Grupo Funk-se, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade, Coca-Cola, Fundação de Cultura – Fundac, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS, Tuca Transportes, Concord Hotel, D3 Audiovisual e Pátio Central Shopping. Mais informações, acesse: http://msstreet10.blogspot