O célebre baterista de jazz Joe Morello, conhecido principalmente por seu trabalho com o quarteto de Dave Brubeck nos anos 1950 e 1960, morreu aos 82 anos.

Sua morte, ocorrida neste sábado (12), foi anunciado em seu site na Internet, joemorello.net, e o New York Times disse que o baterista morreu em sua casa em Irvington, Nova Jersey.

A causa da morte não foi informada.

“Seu impacto sobre o mundo da música e sobre todos aqueles cujas vidas ele tocou vai continuar para sempre”, diz uma mensagem em seu site.

De acordo com sua biografia online, Morello, que teve problemas de visão desde que nasceu, começou sua vida musical aprendendo a tocar violino.

No entanto, ao ouvir seu ídolo Jascha Heifetz tocar, decidiu que nunca conseguiria alcançar o mesmo nível e então passou a tocar bateria.

Ele tocou de todas as formas possíveis, desde casamentos até marchas militares, antes de juntar-se ao quarteto de Dave Brubeck em 1955, inicialmente para uma turnê de dois meses.

Essa colaboração acabou se estendendo por mais de 12 anos, durante os quais Morello comprovou sua habilidade em lidar com os ritmos difíceis que Brubeck apreciava.

Essa fase incluiu Take Five, uma composição em 5/4 que se tornou o single de maior sucesso da história do jazz, segundo o New York Times.

Essa música, ao lado de faixas como Kathy’s Waltz, Blue Rondo a La Turk e Strange Meadow Lark, consta do álbum mais famoso de Brubeck, Time Out, lançado em 1959 e um dos mais vendidos da história do jazz.

Depois de o quarteto se desfazer, em 1967, Morello ensinou bateria, deu palestras e fez apresentações solo.

Mais tarde, também se apresentou com sua própria banda na região de Nova York.

Joe Morello tocou em mais de 120 álbuns e CDs, cerca de metade dos quais com Dave Brubeck.