Com a divisão do Conselho Tutelar em área norte, central e sul, a população que precisa dos serviços do órgão ainda desconhece que agora são duas unidades em Campo Grande. Além disso, não sabem em qual deles ir.

O aposentado Elpídio Lopes, 74 anos, precisou resgatar a carteirinha de passe de estudante do neto de 16 anos, que a usou indevidamente. O idoso conta que foi até a Associação das Empresas de Transporte Coletivo da Capital (Asssetur), e recebeu um papel indicando o endereço do conselho tutelar sul, que fica no Jardim Aero Rancho no mesmo prédio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) onde a atendente afirmou que estava o passe do adolescente.

Elpídio Lopes que havia saído do bairro Nova Campo Grande e passou pela Assetur teve que utilizar mais ônibus para chegar ao local indicado, mas teve uma surpresa: foi informado que estava no conselho tutelar errado e que deveria procurar o norte, que fica no bairro Monte Castelo.

“Achei um desrespeito comigo. Sou doente, estava um calor danado e eu tive que fazer esta viagem toda na cidade”, disse à reportagem. O idoso conseguiu resolver o problema do passe do neto no conselho norte.

Na tarde desta quarta-feira, o Midiamax ligou para o conselho norte pedindo informações sobre onde devia procurar atendimento como morador do bairro Nova Campo Grande, que é o mesmo de Elpídio Lopes. A atendente informou que deveria ir até o sul, inclusive, confirmou a informação com um colega.

Outra pessoa que teve problemas em encontrar o conselho tutelar correto foi a operadora de caixa Raquel Viana. Ela conta que foi informada na Defensoria Pública que devia procurar o conselho tutelar para resolver o problema com o filho, que ela não quis revelar qual era.

Raquel, que mora no Jardim Colúmbia – norte de Campo Grande – disse que não foi orientada que deveria procurar o conselho norte. ‘Como e não sabia que tinha dividido fui direto ao conselho sul. “Perdi uma tarde de serviço porque tive que voltar para a unidade que ficava bem mais perto da minha casa”, reclama.

Serviço:

O Conselho Tutelar Norte fica na Rua São João Bosco, 49, esquina com a Mascarenhas de Moraes, bairro Monte Castelo. Horário de atendimento é das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

O Conselho Tutelar Centro fica na Avenida Fábio Zahran, 6394, nas proximidades do Instituto Mirim. O telefone é o: 3314-4337. Horário de atendimento é das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

O Conselho Tutelar Sul fica na Rua arquiteto Vila Nova Artigas, S/N, no mesmo prédio da DEPCA, Jardim Aero Rancho, setor 4. Telefone: 3314-6370. Horário de atendimento é das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Aos sábados, domingos e feriados entrar em contato com o SOS Criança pelos telefones: 3381-6000 ou 0800-64471323.