Em pleno desenvolvimento industrial de , que já ultrapassa seus 102 mil habitantes, muitas pessoas insistem em cometer abusos de poluição visual, infringindo as Leis previstas no Código de Postura do Município.

A reportagem da Rádio Caçula, após receber denúncias e reclamações de moradores do bairro Colinos, em apenas 20 minutos, flagrou vários desrespeitos relacionados a anúncios, desde propagandas partidárias até trabalhos espirituais. Diante dos abusos, a reportagem contatou vários problemas de poluição visual na Cidade.

CRIME ELEITORAL

Após um encontro político realizado em um salão de eventos no bairro Colinos, pessoas não identificadas cometeram crime eleitoral ao colarem adesivos plásticos de um determinado partido político em portões de residências da região, orelhões públicos, placas de sinalizações e até mesmo em uma caixa de cartas da Agência dos Correios instalada ao lado do salão de eventos. Os adesivos também foram colocados na frente do albergue municipal. Este ato caracteriza crime eleitoral ao partido.

ANÚNCIOS

A reportagem ainda constatou vários outros anúncios que foram colocados em locais proibidos. Exemplo disto é uma placa feita de madeira que anuncia venda de água de cocô a 300 metros. O anúncio irregular foi colocado em uma placa de sinalização de trânsito instalada na Avenida Filinto Müller, próximo ao Corpo de Bombeiros, no bairro Jardim Morumbi.

Ainda na mesma avenida, em um poste de energia elétrica localizado próximo a Rua Alfredo Justino, no bairro Lapa, a reportagem encontrou outros dois anúncios irregulares, um divulgando o telefone de um montador de móveis e o outro o anúncio referente ao aluguel de imóvel. Telefones públicos também são utilizados para chamaram a atenção do cliente. Na parte interior dos “orelhões”, existem vários números de moto taxistas, que divulgam números de telefones até mesmo para receberem ligações a cobrar.

TRABALHOS ESPIRITUAIS

Um anúncio que chama a atenção é o denominado D. Marina, que anuncia búzios, cartas, tarot e amarração para amor. O papel de grande porte é facilmente encontrado em poste de energia elétrica da Avenida Clodoaldo Garcia entre o Centro e o bairro Santos Dumont.

POPULARES

Questionados sobre as divulgações, populares que passavam pelo local no momento das reportagens disseram que o problema é considerado grave, que tal ato, precisa ter punições aos infratores pelos órgãos competentes. Com o avanço da tecnologia e modernidade, atualmente existem várias formas de se expor ou vender um produto ou até mesmo de se divulgar um partido político.

“A sujeira que todas estas pessoas praticam em nossa Cidade, teria quer como exemplo este partido político que sujou até Agência dos Correios. Em nenhum momento eles se preocuparam em manter a ordem e limpeza pública, colocando estes adesivos na frente das nossas casas”, desabafou uma moradora do bairro Colinos que preferiu não se identificar.