O filme protagonizado por Tom Cruise, “Missão Impossível: Protocolo Fantasma”, liderou as bilheterias norte-americanas no fim de semana do Natal, com uma arrecadação de 43,2 milhões de dólares, segundo estimativas da indústria divulgada nesta segunda-feira.

A empresa especializada Exhibitor Relations sustentou que o quarto filme da série “Missão Impossível” arrecadou 78,6 milhões de dólares em cinemas de Estados Unidos e Canadá, evidenciando que Tom Cruise ainda pode captar uma grande audiência após vários fracassos de bilheteria.

“Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras”, a segunda parte das aventuras do célebre detetive criado por Sir. Arthur Conan Doyle, caiu do primeiro para o segundo lugar, ao arrecadar 31,8 milhões de dólares entre sexta e segunda-feira.

No terceiro lugar do ranking ficou com 20 milhões de dólares a animação 3D “Alvin e os Esquilos 3”.

O proclamado “Os Homens que não Amavam as Mulheres” – adaptação hollywoodiana do popular romance de Stieg Larsson -, com a atuação de Daniel Craig e Rooney Mara, ficou em quarto lugar em sua estreia de fim de semana com 19,4 milhões de dólares, com os quais soma desde meados da semana 27,7 milhões de dólares.

No quinto lugar ficou “As Aventuras de Tintin”, a história do repórter belga dirigida pelo americano Steven Spielberg, que arrecadou 16,1 milhões nos cinemas de Estados Unidos e Canadá.

Do sexto ao nono lugar ficaram o filme familiar “Compramos um Zoológico”, com Matt Damon e 15,6 milhões de dólares, depois de “Cavalo de Guerra” – também de Spielberg – com 15 milhões, o thriller “A Hora da Escuridão” (5,5 milhões) e o romance de férias “Ano Novo, Vida Nova”, com 4,95 milhões de dólares.

Fecha a lista dos dez mais vistos na América do Norte “Os Descendentes”, com George Clooney, que arrecadou 3,4 milhões de dólares.